sábado, 17 de janeiro de 2009

Intensidade é a chave

Impressionou a planilha de treinos para janeiro. Entretanto, após cuidadosa análise e palestra do Roberto Lemos, vi que era possível. Não ficaria mais acabado do que o normal nos treinos.

Acontece que a intensidade é bem mais baixa do que eu estava acostumado. Na corrida, por exemplo, todo o treino de janeiro é até 160 bpm, muito abaixo do que eu treinava. Aí, incrivelmente dá pra fazer um treino forte de bike no dia seguinte de um longo de 20 Km sem entijolar nada. Além de permitir a recuperação, o objetivo destes treinos moderados é ensinar o corpo a usar gordura como combustível, coisa que em looongas provas tem que ser a fonte principal de energia. Longa distância, baixa intensidade. Distância curta, intensidade alta. Aí funciona, do contrário quebra. Em treinos, claro, em prova vale tentar a auto-destruição.

Esta semana foi tranquila, fechando com 52 Km de corrida e 110 Km de bike (pois ontem não rolou pedal devido à chuva). Natação foi só no mar ontem, 2000 m em 42 minutos. Jurerê mesmo na chuva estava uma piscina azul, excelente. Hoje é para ter pedal de 80 Km, com este solzão não vai ter desculpa !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)