quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A verdadeira pior troca de pneu da história

Já relatei nos treinos para o iron deste ano a pior troca de pneu da história. Só que tudo sempre pode evoluir e hoje foi prova disso. Decidi trocar o treino de natação pelo pedal no rolo de amanhã, já que sábado tem longo de bike logo cedo. Então, armei as tralhas e fui pro bicho, comecei a assistir um filme, fiz dois dos intervalos da série principal e o treco ficou estranho. Fui conferir o pneu estava totalmente vazio, mas antes estava cheio. Furou pedalando no rolo, como é que pode ?

Fiquei sem saber o que fazer, e resolvi tentar pedalar com o pneu furado mesmo. Até que foi mais ou menos no intervalo de giro solto, mas foi só forçar mais que o pneu começou a bater no quadro, freio e fazer tudo quanto é tipo de barulho. Não dava. Aí pensei em usar finalmente o pit-stop que tenho desde 2009 e já deveria estar secando. Tirei a camiseta empapada de suor, a sapatilha, passei uma toalha nojenta e vesti uma camiseta seca para descer e pegar o pit-stop. Aí vi que não tinha chave do hobbybox em casa. Voltei a tentar pedalar na marra, mas não dava mesmo. Fim do treino com 38 min.

Bom, logo a Daiane chegou e meti na cabeça que iria usar o tempo para trocar o pneu e deixar tudo pronto para o próximo treino. Desci e busquei também todas as câmeras furadas, remendei as seis e fui trocar o pneu. Era o mesmo maldito da troca no aqueduto de são miguel, agora já no fim da vida sendo usado no rolo, é daqueles continental anti-furo. Tentei por um bom tempo tirar o pneu que estava há vários meses na roda e nada. A Daiane veio perguntar porque eu estava demorando tanto, como era isso numa prova, etc.

Fui ficando puto com aquele pneu miserável e quebrei uma espátula. Das boas, continental também e bem grossa. O pedaço quebrado voou na minha cara. Aí logo quebrei a outra e furei o dedo. Fiquei olhando pro pneu... "tu não nasceu aí desgraçado... vai sair nem que eu fique com as mãos sangrando !". Fui buscar uma faca e uma colher, e depois de mais muito tempo, de uma colher retorcida e a faca entortada, tirei o infeliz. Achei uma farpa de metal por dentro do pneu que só saiu puxando com alicate. Como aquilo foi parar ali e como só foi furar agora, pedalando no rolo pela enésima vez é um mistério do universo pneumático que vai ficar sem solução.

Remendei também a câmera furada e coloquei de volta. Mas com o cabo da faca, no maior cuidado pra não  morder... e enchi. Ficou cheio, fiquei satisfeito e fui arrumar e limpar tudo. Ao pegar a roda pra botar na bike, pneu murcho de novo. Ou mordi a câmera ou o remendo foi mal feito, ou os dois. Só que aí era questão de honra. Aquela porcaria ia ficar cheia de um jeito ou de outro. Mas trocar de novo não teria condições, a não ser que acabasse com mais uma colher. Ah, e o melhor de tudo, a galera tinha convidado pra pedalar de MTB...

Então terminei de levar tudo pra garagem e peguei o pit-stop. Já meio seco, todo lascado de tanto ser carregado no quadro nas provas e graças à Deus sempre desnecessário. Usei a coisa, e não é que funcionou ? Encheu legal o pneu. Mas vazou um pouco da meleca anti-furo. Fui completar com a bomba e saiu mais um monte pela válvula, mas meti 120 lbs e deixei lá. Já faz umas 2 horas e aí fui lá deixar a sapatilha e vi que o pneu tá cheio ainda... então EU VENCI, SEU PNEU MISERÁVEL !!!!

O pedal virou treino de manutenção e destruição de espátulas. Coisa horrível. Mas a estatística está do meu lado. Desde muito antes do Iron que não trocava uma câmera. Pelo tempo que levei hoje, só vou ter que fazer isso de novo em 2014.

Aqui tem todas as instruções...

3 comentários:

  1. Se tem uma coisa que me deixa angustiado é pneu furado mas... faz parte.
    No último treino também tive um pneu que não queria sair de jeito algum. Tivemos que "arrancar" em dois e como resultado uma espátula quebrada também. Acabou quebrando bastante o ritmo do treino. Mas é aquela velha história, quem tá na chuva é para se queimar. :-P
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rafael.
    Passei para te desejar Feliz Dia do Blog. Seus relatos servem de inspiração muitos corredores, bikers e triatletas.
    Forte abraço e bom final de semana pra ti.
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é Milton, esses miseráveis não saem fácil...

    Helena, valeu de novo e parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)