sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Recuperação da frequência cardíaca

O software do garmin 310 tem uma função que eu não conhecia, mas que era curiosa. Quando você pára o treino, logo depois ele mostra uma telinha com a fc atual e uma tal de 'Recovery HR'. Fui dar uma olhada nisso e descobri do que se trata.

É sabido que a queda (ou recuperação) da FC após o exercício é um indicador de saúde cardíaca, ou, ao menos, indicador de inexistência de alguma predisposição a problemas. Alguns estudos são feitos contando a queda da FC em 2 minutos após o fim do exercício, e este número seria então um indicador importante.

O que o garmin faz é usar este método (existe outro com 1 minuto, mas parece que tem que ser feito com a pessoa deitada) e implementar uma função que ao fim do treino (stop) mostra a fc atual e a queda medida nos 2 minutos posteriores. A 'queda' é então o número de batimentos 'recuperados' que o garmin fornece.

Existem alguns estudos do teste de 1 minuto que indicam que a recuperação menor do 12 bpm significa elevado risco cardíaco, ou no mínimo, um condicionamento muito pobre. Em resumo, isso daria uma medida da saúde cardíaca e condicionamento físico geral, coisa que parece útil, mas precisa ser acompanhada (anotada, analisada) para permitir conclusões úteis. Preciso perguntar isso pro cardiologista no próximo checkup ;-).

Referências:
http://benj.n69.ch/post/1519481649/recovery-heart-rate-on-garmin-fr-310xt
http://stevecmitchell.wordpress.com/2011/01/13/using-garmin-connect-to-look-at-recovery-heart-rate/

http://maratonany.blogspot.com/2011/11/frequencia-cardiaca-de-recuperacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)