segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mountain Do Lagoa 2011, agora em octeto !


   

Largada

Pois é, nós os fominhas decidimos dessa vez correr em octeto. Sempre fomos em quarteto, pois quanto pior melhor, mas sempre se pode piorar qualquer coisa, e correr pra morte um trecho só era uma curiosidade coletiva. Fechamos um octeto misto da AndarIlha para correr esta edição do Mountain Do Lagoa com o Adriano, Anastácio, Dariva, Tiago, William, Fabi, Taty e eu. O Adriano estreou em revezamentos e ao que soubemos gostou muito.

Uma boa galera da Ironmind também correu, em dupla, quartetos e octeto misto, com atletas avulsos espalhados por outras equipes, além do Alexandre, que foi pra treinar e acabou sequestrado para um quarteto às 7:30 da manhã ;-). Gente empolgada pra todo lado.

Largamos para os 73 km às oito horas, junto com as primeiras equipes. O Dariva foi no lugar do Varela, que não pode correr por compromissos profissionais. Largou mineirinho e chegou voando no final do trecho 1, comendo várias posições no percurso.

Aí o Anastácio se mandou para a Joaquina fechando o trecho das areias num pace de 5:12, de onde a Fabi decolou para a Mole, tendo feito um baita tempo. De lá fomos para a Barra da lagoa esperar a Taty, que veio pelas trilhas mais íngremes da prova. Fui lá na praia buscá-la e aproveitei pra aquecer um pouquinho. Resolvemos sempre 'ir buscar' o atleta no final do percurso pra acabar de vez com o sujeito e tirar um tempinho. O Tiago foi acelerar o William no trecho 5 até o Hotel engenho e então o Adriano partiu para o desconhecido e mandou ver muito bem. Seguiu sozinho e o Tiago foi de carro atrás para entregar o auto e largar para o trecho dele, o sétimo. Consta que o Adriano declamava elogios à elevação que foi ultrapassada para completar o percurso, batizando-a com algo como 'morro desgraçado'...

E aí eu fui deixado no ponto de ônibus fluvial (lagoa também é fluvial ?) que atravessa do Rio Vermelho até a Costa da Lagoa, início do último trecho do revezamento. O barco demorou a sair, aí chegamos lá do outro lado, lugar perfeito pra descansar e esperar ansioso o Tiago chegar. Fiz várias visitas ao banheiro, tinha bebido muito e o corpo é sábio, expulsa os excessos antes do esforço. Fiquei lá de papo com a turma e aí fui aquecer quando achei que o Tiago estava vindo. Muito cruel esperar sem notícias, sem saber quanto tempo falta. Fiquei atento às primeiras equipes a passar e marquei 20 min, então comecei a aquecer. O Tiago veio rápido.

Saí um pouco forte demais mas logo encaixei um ritmo suportável. Seriam 9 km de trilhas de sobe e desce dentro da mata exuberante e 3 km de asfalto até a chegada. Foi uma das melhores corridas em trilhas que eu já fiz. Sempre forte, mas controlada. Perfeita, tangenciando curvas, pulando nas pedras certas, sem escorregar ou tropeçar, correndo todas as subidas e me jogando nas descidas sem medo. Fiquei até surpreso, pois a última trilha tinha sido na Praia do Rosa. Ao sair no canto dos Araçás vi a Taty pegando a van da organização. A criatura correu o trecho dela e depois mais dois pra fechar o treino de 30 km para o Praias e Trilhas.

De volta à civilização resolvi que iria me matar pra valer. O pace estava em exatos 6:10/km e eu queria fechar em 5:50 (ano passado havia sido 6:24). Soquei a bota de verdade. Forcei nas subidas e desci de forma suicida, teve uma hora que a sola do tênis raspou no chão numa descida grande de lajotas, se caísse ali a coisa ia ser feia. Atravessei para o canto da lagoa e logo cheguei na subida do LIC, onde o Anastácio esperava para me puxar. E puxou o desgraçado, tocamos lenha a 3:40 e só desgrudei dele na descida final para a chegada. A galera toda se juntou e atravessamos o pórtico juntos. A Fabi ainda lembrou que eu tinha que passar o chip (bastão do revezamento, uma pulseira) na mesa que tinha o tapete de cronometragem. Acabei me jogando em cima da mesa com tudo, quase quebrei a dita-cuja e caí sentado, cena ridícula ;-). Fechei com pace de 5:32 e 1h6min, 11 minutos mais rápido que o ano passado (quando tinha corrido dois trechos antes).

Fechamos uma baita prova, cada um fez o seu melhor e se esfolou o quanto pode, valeu muito ! Parabéns pessoal, ano que vem tem mais !!!!! Obrigado pela parceria em mais esta prova. O resultado ficou 7h6min e 5º/39 lugar na categoria, muito show.


Foto do Gai, fotógrafo-mor da Ironmind

Um comentário:

  1. Londres fez bem.
    Tb preciso administrar essa água antes da prova, se não é um mijo só.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)