sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Depois das férias, dois dias e já Mountain Do Lagoa !!

Voltando das férias fui dar uma corridinha ontem. Era pra girar 10 km mas não resisti e tentei umas acelerações, um fartlek improvisado. Queria ver a quantas andava o batimento, o pace e a dor nas pernas. E não é que foi tudo bem, depois de 13 dias de absoluto destreino (mas nem de longe, morosidade ou descanso absoluto) ?! O ritmo foi legal e me deixou com esperanças de não dar um vexame muito grande no mountain do da lagoa amanhã. Dessa vez vamos em octeto misto e eu vou fechar a prova, então vai ser deitar o cabelo nas trilhas da costa da lagoa e depois voar no asfalto até o Lic. Vamos ver o que vai ser, a galera tá animada.

Hoje girei 1h30 de bike só pra não esquecer como é, já que dia 22 tem olímpico em Jaraguá do Sul (e ainda estou aqui tentando me inscrever). A noite vou nadar uma meia hora só pra mexer os braços.

Os tipos que pedalam corriqueiramente
Preciso comentar um pouco sobre a viagem. Esportivamente falando, por onde passamos o que mais me impressionou foi o trânsito em Londres. O povo treina o tempo todo bike e corrida, mas é no trânsito o mais interessante. É incrível a quantidade de bicicletas em circulação. E não tem ciclovia não, o povo pedala no meio dos carros e é RESPEITADO. Nos cruzamentos há uma faixa de uns 6 ou 8 metros de largura onde as bikes param, aí tem uma faixa para os carros, que espera atrás das bikes. Os caras são meio loucos, pois andam muito rápido em tudo quanto é lado (na direita - errado lá), colado nos ônibus, etc. Andam sempre na pista, como as motos (que não existem) deveriam fazer. O volume de bikes no horário de pico é impressionante, tem horas que parece largada de prova, aquela massa de ciclistas vai com tudo no meio do trânsito caótico. Tem todo tipo de gente, claramente atletas treinando com mochila nas costas, mulheres de saia e salto, caras de terno e sobretudo. Realmente é uma questão cultural. Fora de parques não vi ciclovia praticamente nenhuma. O ar não é lá essas coisas e vi muita gente pedalando nos trechos mais congestionados usando máscara, mas a quantidade de parques é tão grande que sempre dá pra passar por dentro de um deles e cortar caminho.

Detalhe legal é o sistema de aluguel de bikes. Comuns naquelas bandas, basta cadastrar um cartão de crédito numa máquina e seguir umas instruções pra soltar uma bike, que pode ser devolvida em qualquer outra estação na cidade. O sistema calcula o tempo de uso e debita do cartão. Foi assim que demos umas pedaladas por lá. Para os moradores, é usado como conexão entre metros ou para pequenos deslocamentos, e para turistas, é o jeito mais fácil de arrumar uma bike.

Litoral de Portugal
Os treinos da viagem se resumiram a 12 km pedalando a 10km/h, uma corrida de 3 km em volta de um parque (pra conhecer mais rápido) e até uma micro-pseudo escalada em blocos à beira-mar. Só pra não passar em branco ;-). Se descanso também é treino, e é,  tô bem na foto :-)

De volta a vida normal ;-)...

4 comentários:

  1. É isso mesmo, não precisamos de ciclovias e ciclofaixas em todas as vias. Precisamos de respeito e educação, o compartilhamento das ruas é boa parte da solução na questão da Mobilidade urbana.
    Legal tua observação e divulgação aos leitores do teu blog.
    Cicloabraços.....

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Férias é muito bom o ruim é quando acaba..rss...Muito bom o treino esticado é siso aeeee Parabéns...
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba, não tinha noção que Londres tinha esse estado "caótico" com as bikes. Eles devem fazer algo.
    Agora pedalar lá deve ser estranho ou dirigir deve ser pior? Sei lá.

    ABS !!

    ResponderExcluir
  4. É isso Daniel, o negocio é compartilhar as vias.
    Jorge, ruim é só mesmo quando termina, hehehe

    Xampa, parece caótico mas funciona. Pareceu meio kamikaze, mas eu andei feito lesma e os ônibus vermelhinhos ficavam atrás pacientemente.

    E é um perigo andar lá. Nas esquinas tem que ter atenção pra não olhar pro lado errado,hehehe.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)