segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Track & Field Floripa 2011

Pois então, outra TF 10 km aconteceu hoje no Iguatemi em Floripa. Diferentemente do ano passado, dessa vez o sol brilhava num dia espetacular, coroando um fim de semana pra espantar a chuvarada horrível que atingiu SC esta semana. A temperatura estava muito boa para correr, praticamente sem vento durante a prova, depois caiu um vento sul doidão. 

Fui sozinho, ninguém em casa teve coragem de acordar às 6:30 pra me acompanhar ;-). Fiquei enrolando pra levantar e me dei mal porque tomei café muito tarde (chachoalhou um pouco) e saí atrasado às 7 para buscar a Taty:  chegamos no estacionamento já meio em cima da hora e não aqueci como queria - mas pelo menos aqueci, coisa rara. 

Depois de pegar o chip e aquecer num trote de 500 metros voltei pra concentração já lotada e me meti do lado de umas grades e alinhei na primeira fila, lá na frente junto à turma da Ironmind. Pouco antes da largada tinha conversado rapidamente com o Roberto para ver que pace poderia usar, com base no intervalado da semana passada. Ele arriscou 3:50 (eu imaginava abaixo de 3:55). Saí preparado para tentar fazer o mais constante possível, mas dada a empolgação, tanque cheio e povo alucinado, acabei fechando o primeiro km muito rápido com 3:34. Depois consegui encaixar 2 km à 3:45 e então um cara me passou e ficou pouco a frente, servindo de ótimo marcador de ritmo. Ele corria sem relógio e fiquei impressionado com a constância, e realmente eu não conseguia passar. 

Depois de 4 km bem cadenciados ao redor de 3:52 passou um camarada da tribo do esporte e eu fui junto. O pace era um pouco mais rápido e a minha idéia era aproveitar pra aumentar o desconforto - eu iria escrever 'para sair da zona de conforto', mas não existe conforto em correr forte. Só que foi de doer. Corremos emparelhados por 1 km e aí no úlitmo retorno começamos a pegar trânsito (não sei se dos 5 ou 10 km). Quando olhei o cara já tava lá na frente, e um outro me passou muito forte. Eu tinha resolvido programar o garmin para um intervalado, pois aí ele apita quando você sai da faixa do pace desejado, e na tela só fica pace médio do km, ou seja, só o que interessa ;-). Nos últimos 2 km o relógio começou a gritar e vi que o ritmo tinha ido pro espaço. Corri esses kms perseguindo os dois lá na frente e não deixando mais ninguém chegar, mas já bem combalido. A média deu exatamente o previsto, 3:51/km. Só que o tempo não. Acontece que a prova não tinha 10 km, deve ter dado uns 10,15 a 10,20 km. Botei o intervalado pra 10 km (deveria ter posto 11) e o treco parou antes do retorno que levava à chegada.

Quando entrei no funil o portal marcava 38:47. Saí feito doido sprintando com ninguém e passei com 38:58, missão cumprida de baixar de 39 min - nos 10 km deu 38:31 ;-). Foi uma baita prova, nível altíssimo (31 min para o campeão). A galera da Ironmind compareceu em peso e marcou a prova. Da AndarIlha, além da Taty e eu, o Hélio correu de treino e a surpresa ficou por conta do Queiróz que não tinha dito que iria, só o vi lá depois da chegada. Parabéns a todos !!!

Depois de recuperar e comer alguma coisa, fui aglutinar com a turma e ficamos lá congelando e batendo papo, e então às 10 horas vim pra casa para início dos trabalhos gastronômicos, belo início de domingo !!!

Perseguindo o cara do pace constante, foto da Simone/Ironmind

Dados técnicos:

Kit MUITO bom. O boné e a meia na loja já custam mais que a inscrição, fora a camiseta.
O percurso é ótimo, plano mas com retornos demais. Dessa vez fecharam 3 pistas e corríamos pela mão certa. Só não precisava errar a distância ;-).
Resultados já disponíveis aqui: Geral 16º, Categoria 3º.
Comi um gel antes da largada e tomei uns goles pequenos de água em todas as passagens nos postos (1 por perna, 2 em cada volta, 4 no total).

3 comentários:

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)