segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ironman 2011

Sol nascendo no Ironman Brasil 2011. Foto do Charles

Vamos logo aos fatos.

Pré-largada: saímos da casa do Ricardo eu e o Alexandre e fomos pra largada. Fui pra pintura dos números com as sacolas de percurso de corrida e bike. Esse ano familiares e/ou amigos não podem mais entregar as sacolas, então tem que ficar com a organização. Na de bike só deixei itens de emergência, mas na de corrida deixei gel e uma camiseta. Ajeitei as coisas na bike - dois mini-sandubas colados no guidão e 10 gels no porta comida, além de 2 garrafas de glicodry, pra fazer tudo autônomo. Fui pra tenda, arrumei as sacolas de transição e lembrei das de percurso. Dei uma baita volta e fui lá fora de novo entregar as sacolas, voltei, esqueci de por as sapatilhas na bike, voltei de novo pra tenda, os fiscais correndo com todo mundo lá de dentro, 'já vai largar, anda logo, vão pra praia...' Aí arrumei a bike, esqueci de passar protetor solar, entrei de novo e finalmente saí, ainda com tempo. Fomos pra praia. Encontrei a Daiane e as crianças, meu pai e o Adriano também. A Daiane fez umas camisetas e já me complicou a largada com água do lado de dentro dos óculos.

Natação: Fiz a primeira volta bem e sem erros. Tomei uma cotovelada no rosto logo no início, depois uns socos, uns caras puxando o pé, passei por cima de outros, dei um chute em alguma cabeça e fui afogado por uma barriga que passou por cima da minha cabeça no contorno da primeira bóia. Normal. Saí da água, comi um gel e entrei no mar de novo. Mirei na bóia e cheguei lá rápido, nadei um pouco ao lado do Marcos, que logo ligou as hélices auxiliares e sumiu. Contornei a bóia, depois a segunda e mirei certinho na chegada. Só que, anta, esqueci da corrente perto do costão e fui sem corrigir. Vi o Ricardo que estava de staff no pranchão de stand-up, olhei pra esquerda e o povo tava em fila indiana a uns 20 mts. Ih, tô errado. Olhei pra direita e tinha uma multidão sendo orientada pelos caiaques, e logo à frente as pedras. Acabei saindo bem em cima delas, ao lado do Israel. Tivemos que nos apoiar pra ajudar a sair dali com água no peito, porque nadar não estava adiantando muito. 1h05.


Início dos longos 180 km, foto do Adriano
T1: Congelei os pés na corrida até a tenda, decidi por meia e mais uma camiseta de lycra por cima. Saí rápidinho pro pedal, muito forte no início, mas acalmei até a SC-401 e só comecei a forçar mais lá.

Ciclismo: O vento não tinha levantado muito, fui firme e cheguei na beira-mar sul com os líderes já voltando, bando de alucinados. Mantive o ritmo razoavelmente constante, olho na cadência, comendo sempre e bebendo na medida certa. Um pedaço de fita isolante grudou no pneu dianteiro e ficou enroscando e fazendo barulho. Tive que parar num retorno pra tirar. Voltei com vento em popa, 40-42 km/h fácil na beira-mar. Se não soubesse que era o vento ajudando, ia achar que estava forçando além da conta. Primeira volta a 34km/h e pernas leves, saí pra segunda depois de arrancar a camiseta de cima, comi os sandubinhas e fui bater de frente com o vento, já bem mais forte. E que vento. Nos túneis, pelotões e revezamentos escandalosos. Fiscais passando e  avisando, "ei, sai daí, vou penalizar". Uns caras insistindo em ficar na roda, tive que dar uns avisos umas duas vezes e declinar um oferecimento de vácuo. Voltei para o norte, de novo 40/h fácil nas retas alinhadas com o vento, morrinho do estado já sugando as pernas, mas ainda firme.

Ciclismo, foto do Adriano

Aí lá na reta depois do Floripa Shopping, ia eu sossegado a uns 38-40 constante e um cara passou e se meteu na minha frente. Ficou. Na reta, com vento a favor, embalado da descida... Demorei um pouco pra ver se ele ia embora, tirei pra esquerda e comecei a tentar a acelerar. Não sei quanto tempo fiquei atrás do sujeito, mas assim que fui pra esquerda um fiscal veio e mandou parar. Pqp, não acreditei. Tomei uma penalização, o cara seguiu. Saí com o fiscal ainda riscando o meu número, puto da vida. Fui puto até a subida do morro do cacupé, e desci do outro lado ainda furioso, mas me acalmei e concentrei em não vacilar de novo, senão seria desclassificado. Não deixei mais ninguém se aproximar até o retorno, quando embolou de novo. Fui cheio de dedos já no acesso à jurerê e cheguei na transição com 6h40 de prova.

Assim que entrei um fiscal já gritou lá, '454, penalty box'. Me botaram num quadrado, com um monitor com o meu número já com um timer regressivo de 5 min. Aproveitei pra ir no banheiro, mas ainda faltavam 4:30. "Moça, acelera esse relógio aí, por favor". "Deixa eu sair daqui". "Calma, relaxa". "Não relaxo". "Senta aí na cadeira". "Não sento". "Toma uma água". "Já tomei". A única vantagem de ficar ali é que te entregam a sacola de corrida na mão, não tem que entrar lá nos cabides pra pegar. Um dos caras que estava lá ainda contava vantagem, 'valeu a pena 5 min contra aquele vento todo'. Saí voando pra transição.

T2: Rápido.

Corrida: Fui devagar e arrumando tudo, bebi e encaixei a corrida, ritmo bom. Foi bem até os morros, andei os dois trechos piores, desci bem e fiz o retorno já meio estranho. Não estava rendendo. Na igrejinha vi o Alexandre parado com gelo no joelho, conversei com ele, fiquei preocupado e segui, pedi pro Kilder que vinha logo atrás não deixar ele parar (ele completou muito bem a prova !!!!). Desci pra jurerê de novo e tava pior, sem render, pernas boas, respiração torta, e não ia.

Uma dor estranha abaixo das costelas atrapalhava um pouco. Encontrei o Aracajú que me animou, fiz o retorno fechando a meia a 5:05/km, bem acima do que pretendia. Taquei mais um gel, tomei a primeira cocacola e concentrei em respirar direito. Andei em alguns postos e comi uma laranja, já não entrava mais gel e fui seguindo. Melhorou, e foi melhorando. A segunda volta saiu melhor, e a última ainda melhor do que a segunda. Lá pelos 36 km encontrei o Marcos, o monstro correu tudo de pé semi-trincado depois de ficar 2 meses sem correr. Entrei na búzios e um argentino veio me dizer 'vamos chegar de dia, uhhuuuuuu'. Esse era meu plano C ;-), o mais provável.

Chegada, céu ainda azul  !!! Foto do Adriano
Corri os últimos km numa alegria indescritível, uma prova justa, sempre forçando o quanto podia. Entrei no pórtico com a família toda, o Adriano junto fotografando. Sensacional. A Daiane e a Laís é quem mais sentiram todo esse treino, e ainda assim, me apoiaram. Nada, absolutamente nada disso seria possível sem o apoio e a compreensão delas e do Arthurzinho (esse é mais difícil de convencer ;-). Muito, muito, muito obrigado meus amores !!!!

Parabéns a toda a turma que competiu, principalmente aos que enfrentaram as maiores dificuldades, e ainda assim, perseveraram ao extremo e concluiram a prova.





Tudo isso é legal, mas impressionante mesmo foi o que fez o Arthur com o Chiquinho, orgulho treinar com eles:



Dados técnicos:

10:31 oficial. Geral 297, Categoria 69. Não acertei na mosca, o plano A era bem mais metido a besta, mas precisava de condições e execução perfeitas. Não teve nem uma coisa nem outra, então nos adaptamos e tocamos pra frente.

Nadei 2 min mais lento. O GPS marcou 4,4 km (alguém aí me confirma isso ???). A T1 foi rápida, o ciclismo deu média de 34 na primeira e 32 na segunda, fechando 32,8 naquele vento, drenou energia. A corrida foi estranha, mas consegui melhorar 5 min. Andei em alguns postos, achei que ajudou a aliviar a dor abdominal (acho que era muscular). Consumi 10 gel na bike (accel e gu), 2 garrafas de glicodry, gatorade e banana, além de dois sandubinhas. 1 Gel no meio da natação e mais 6 na corrida.

6 comentários:

  1. Que incrível seu relato...fiquei imaginando cada coisa....Pareceia que eu estava lá....vendo tudo.
    Parabéns!

    podecorrer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael,
    Muito legal seu relato, eu estava aguardando para saber
    como havia sido sua prova.
    Mas uma coisa eu já sabia: Seria boa!
    Você é uma pessoa muito determinada, perseverante.
    Então o resultado não poderia ser outro.

    Parabéns, seu desempenho é o reflexo de sua dedicação!
    Bom descanso. (Se é que você descansa).

    Abraço.

    Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Show de bola Pina, tu és o cara! O meu planejamento é o IronMan também, um dia chego lá, um sonho para muitos, realidade para poucos! Grande abraço.

    A palavra de verificação para o comentário é excite, parece que o google aivinhou o assunto! :)

    ResponderExcluir
  4. Grande Rafael...Parabéns, excelente prova.

    Tu contando até parece fácil hehe.

    Abração

    Pablo

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Pina! Tava lá só assistindo nesse ano, e vi você na bike e na corrida. Belíssima prova, e chegou de dia!!!!
    Esse é meu plano "A", quem sabe ainda faço isso.
    Abração e bons treinos de novo!

    ResponderExcluir
  6. Descobri uma grande pessoa neste iron, um otimo atleta e que (espero eu) que continue sendo uma amizade de bons emails e conversas... voce está de parabens, jaja estaremos juntos completando esta prova. ME AGUARDE HEHE

    abraço, Lucas Graboski

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)