domingo, 20 de março de 2011

Ventania maluca e meia-maratona de Florianópolis

Foto do Adriano de Floripa sob a lua gigante de ontem
O fim de semana foi forte. Não teve tanto volume, mas a pancadaria foi bem grande. No treino de sábado o que aliviou foi a natação, mar flat com roupa de borracha, moleza rápida nos 3 km. Depois saímos para 120 km de pedal.

Ventava bastante de sul. Decidimos que era pra lutar com o vento até ranger os dentes. Saímos em pelote o Alexandre, Edu, Roni, Luiz e eu. O Luiz faria o curto e retornou no pedágio, fomos até o Floripa Shopping com ânimo e voltamos muito rápido propelidos pelo vento. Fácil andar a 44-46 km/h. Seguimos com o Roni de locomotiva e fechamos uma volta completa e aí saímos pra outra. O Roni e o Edu saíram para 100 km e retornaram, sobrou o Alexandre e eu pra lutar contra o poder eólico. Na verdade não me sobrou muita coisa não, pois quase enrosquei a língua nos raios da roda dianteira pra não desgrudar do alucinado. Depois da segunda volta ainda faltou distância e fomos de novo até o pedágio, os restos que sobraram das pernas. Quando fiquei feliz que a volta era a favor do vento, de novo o Alexandre inventa de socar a bota pra fechar de vez, foi um sufoco. Ainda rodamos 2 km dentro de jurerê pra fechar a distância ;-) Missão cumprida com boa média para a condição.

Um susto: botei duas câmeras debaixo do banco, presas que nem a minha cara. Uma caiu e enrolou toda na roda traseira, esticou até não poder mais, trançou nas pastilhas de freio. Ainda bem que o Luiz avisou, eu provavelmente iria pedalar até não poder mais e então cair de maduro. Consegui desenroscar a muito custo.

Hoje foi o domingo de meia-maratona de Floripa. Madrugamos e saímos o Adriano, o Maycon e eu pra beira-mar. Ajeitamos tudo e largamos. Saí todo errado, lá no meio do bolo e mal vi quando passei o tapete. Apertei o passo e logo entrou na velocidade de cruzeiro. Foi melhorando e passei os 10 km com 42 min e segui enfraquecendo. A FC não subia de jeito nenhum, as pernas estavam bem (relativamente falando, claro).

Passei pelo meu pai perto do Shopping Iguatemi e fiz o retorno na UFSC já sendo bem ultrapassado, deu uma quebrada do km 14 ao 17, mas depois de retornar melhorou um pouco. Passaram por mim o Palhares e o Jack da Ironmind aparentemente com o turbo ligado, faltou levantar poeira, coisa incrível. Segui perseguindo uns atletas e chegei sprintando com um cara que veio não sei de onde. Não cheguei nada acabado, só com alguma dor nas panturrilhas, que piorariam com o passar do dia. A turma da Ironmind foi muito forte, vários abaixo de 1h30.

O Adriano chegou bem no alvo estimado e completou a primeira meia-maratona da vida. Pra quem fez 10 km em setembro e meia agora, já tô começando a pensar numa maratona pra inocular no cara. Sobre a prova, bem organizada e abastecida, percurso bom que poderia melhorar eliminando os elevados. Tomei 2 GU e uns goles de gatorade, estou treinando engolir o gatorade numa bocada só correndo, mas o resultado dessa fez foi lavar a cara e a camisa toda de isotônico. Recebi o resultado por SMS umas duas horas depois, parece que foi 73 geral com 1h30min50seg. O GPS marcou 21,340 mts (vários outros também), o pace de 4:14/km foi melhor que o pensado e pior do que poderia ter sido se saísse mais constante e junto de uma turma de pace parecido. De novo, não conseguir negativar - a segunda metade foi 2 min mais lenta que a primeira. Vou tentar fazer uns treinos disso, parece que era o segredo do Dave Scott, haha.

Bom, depois foi curtir o domingo de sol e céu azul do primeiro dia de outono, a melhor estação do ano. Depois da prova usei uma meia de compressão que comprei recentemente pra ver se ajudava as pobres batatas, acho que melhorou um pouco, vamos ver amanhã como estará. Ainda não tem resultado oficial e espero a cobertura fotográfica do Hélio, que mesmo tendo corrido o Multisport ontem acordou pra ir lá me levar o GPS (o meu tá moribundo) e acompanhar a turma de bike. Valeu capitão !

4 comentários:

  1. O André fez cobertura da prova também e te flagrou ... vai estar na Foco Radical na quinta-feira.

    ResponderExcluir
  2. mazaaahh heim!! Se puxando, grande abraço

    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Baita tempo loco véio, ta correndo muito heim...
    Tchê mas o mais engraçado foi a câmera na roda traseira, imaginei a cena - bom se esticasse muito ia ser que nem aqueles "carros a corda" que tu colocava as piola de atar dinheiro, largava e saia a mil até acabar a corda...
    Abraços e vamos que vamos, como vc falou dia 29 ta ai...

    ResponderExcluir
  4. Tá forte hein Rafa!
    Um dia eu chego lá!
    Parabéns pelo blog, acabastes de ganhar mais um seguidor!
    abraços

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)