quarta-feira, 16 de março de 2011

Treinos violentos e detalhes que fazem a diferença

Treinos violentos são aqueles em que dá vontade de xingar o relógio, o asfalto ou os malditos azulejos. Mas são treinos muito bons psicologicamente. Gosto dos intervalados de corrida, mas não gosto na piscina. Donde boto a maior ênfase na água. Na bike estou neutro e tenho gostado recentemente. Mas são todos muito ardidos.

Ontem na piscina os braços queimaram, achei que iriam soltar dos ombros. Normalmente nado sozinho ao largo da aula de natação, com o meu treino específico. Só que quase sempre esqueço o relógio e uso aquele de ponteiros gigantes de 60 min que tem nas piscinas, nada muito preciso. Aí não sei direito qual meu tempo certo para 50, 100, 200 mts. Pra mais distância o erro é menor e dá pra ter uma idéia boa. Dessa vez fui levar ao pé da letra e fiz 2 tiros pra ver o que era bem certinho Z3 e Z4. Sei que quase nunca faço abaixo de 1:40, e isso foi o alvo para os tiros de Z3. Depois 1:38 foi o mehor que saiu e foi o alvo pra Z4. Após muitas braçadas lá foram 10 x 100. Os primeiros não baixaram de 1:45 no relojão. Já no segundo bloco pedi para o prof. pegar os tempos e disse que era pra ser em 1:35. Saiu 1:37 até 1:30, certamente meu recorde lerdo, mas recorde. Muito, muito cansado (tinha feito musculação pras pernas antes). Xinguei alguns palavrões subaquáticos no final.

Já na corrida de hoje vi o treino mais complexo já realizado. Deu 12 etapas no garmin (o ressucitado), com 10 x 200 mts no final. Só que no meio tinha uma série de 5x400 depois de 2 km @ 4min/km, antes de 2 km @ 3:55. Estes foram dureza, me impus manter o ritmo apesar das pernas pesadas, e bufando feito doido saiu 3:57. Aí os 10x200 foram o tiro de misericórdia, falta até coordenação pra correr tão rápido. Fiquei pensando de que planeta são esses caras que correm maratona abaixo de 3min/km.... Donde por coincidência tropecei no vídeo abaixo... no blog http://bucktriatleta.blogspot.com/2011/03/sub-2-hour-marathon-american-record.html. Muito didático, vários dos pontos são apontados em técnicas recentes de corrida, vale a pena assistir como detalhes podem fazer diferença. Um pouco espalhafatoso (a começar pelo título) e comercial no final, mas ainda assim vale os 12 minutos ;-)



O bom desses treinos é que é possível ver uma evolução, a percepção ao final é sempre muito boa (depois de a respiração volta ao normal): realização, missão cumprida. Recomendo. Com moderação ;-)

Um comentário:

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)