domingo, 22 de agosto de 2010

Triathlon sem água, mas com topo do pódio

Nunca tinha feito um Duathlon. Apesar dos treinos de transição recentes, prova mesmo nenhuma. Ontem sábado 21 saí para ajeitar a bike na CentralBike e logo depois fui almoçar às 11 horas. Já alimentado, arrastei o Adriano para me levar até a Pedra Branca, local da nona edição do Duathlon da FETRISC, válido pelo campeonato catarinense.

Arrumei tudo e nem tive tempo de dar uma volta no percurso da bike, só fiquei ouvindo sobre o tal morrinho que teria. Achei e conheci pessoalmente o Marcelo Ferreira, legal encontrar pessoalmente essa galera de atletas do mundo virtual. Fui preparar a transição e depois encontrei com o Adriano e com o meu pai, que foram lá ver e fotografar. A largada foi com o infantil, muito legal ver a gurizada começar no esporte.

Uma coisa me deixou cheteado, um menino que foi dos primeiros a sair pra bike. Ele foi montar na bike e o pedal girou em falso, a corrente havia caído. O guri era bem pequeno, e ficou lá tentando segurar a bike e ajeitar a corrente. Perguntei se poderia ajudar, e não poderia. Ele ficou um baita tempo até conseguir resolver o problema, e saiu quase em último. Sei que é regra, mas no infantil não sei não. Um guri daqueles não conseguiria trocar um pneu. Se no ironman tem apoio, porque ali não poderia ter ao menos no infantil ? Isso poderia traumatizar o pequeno triatleta, sei lá.

Depois das crianças nós largamos. Seriam 4 voltas de corrida, depois 7 de ciclismo e mais 2 de corrida, fechando 8,1 km de pernada e 19,2 de pedal. Larguei forte pra caramba mas logo um grupo se destacou lá na frente. Como teria um povo fazendo a prova do Sesi com 2,5 km de corrida - 10 bike - 2,5 corrida, foi confuso acertar o ritmo. Quando o Sérgio da Ironmind me passou no final da primeira volta surtei quando vi o ritmo instantâneo, 2:58 numa leve descida de uma pontezinha (pra padrões normais, o percurso era plano). Reduzi mas fechei o primeiro km em 3:36 com a garganta queimando. Fui encaixando o ritmo e acabei mais consistente antes de ir pro pedal.

Fiz uma transição rápida mas não consegui grudar em nenum pelotão. Na verdade, não vi pelotão nenhum. A volta tinha 2.7 km e um morrinho bem chato em dois estágios. No início foi difícil baixar o batimento, as pernas ardiam e o peito queimava no esforço de alcançar umas pessoas lá na frente, o que eu não consegui. Eu não conseguia acompanhar ninguém, pois em quem eu chegava o ritmo era mais lento, quem me passava no plano eu pegava na subida mas não acompanhava na descida. Tinha uma descida kamikaze, as duas primeiras vezes desci freando bem. Umas curvas em cotovelo também me faziam reduzir bem a velociade. Nunca tinha pego um percurso técnico com essa bike e fui bem conservador para evitar um encontro mais íntimo com o asfalto.

Os três primeiros colocados me colocaram uma volta. Na verdade os dois primeros passaram tão rápido que eu nem esbocei reação de acompanhar. Aí o terceiro veio e consegui grudar nele por parte da quinta volta (sexta dele). Quando abri a sexta e ele a sétima, me pediu para que puxasse um pouco, lá fui eu pra ponta. Mas não durou nada, no morro o cara se mandou e eu não vi mais. Vi algumas outras pessoas empurrando a bike ali. Depois ainda revezei com a primeira do feminino, mas sempre apanhando na descida.

Larguei a bike e fui pros 2,8 km finais, bem ardidos por sinal. As pernas já estavam tijoladas, saí da transição atrás de outros dois atletas, passei um e segui brigando com outro até a chegada, que foi nervosa.

Fiquei por lá papeando com a galera e acertei uma carona com o Sérgio. Ficamos para a premiação, ele havia vencido a categoria dos jogos do Sesi. Depois fui verificar de curioso o resultado e fui surpreendido com a primeira colocação na categoria 35-39 anos. Não tinha idéia de como tinha sido, muito legal. Não vi o geral ainda, mas o quinto ficou 4 minutos na minha frente. Fui pro pódio ganhar a medalha (porque não era troféu !?) junto com o Ferreira em segundo e o cara da 3T (qual teu nome ?) e mais dois outros. Já era noite quando saímos de lá.

Fechei em 1h11m20seg de pancadaria pura. Os gráficos na bike de altitude, velocidade e fc ficaram engraçados. A segunda corrida deu a fcmáx e um ritmo no final que não dá pra crer muito. Na bike vi 64 km/h no cateye mas o GPS marcou máxima de 58. Insano isso naquela bike magrelinha, não tenho segurança ainda como tenho na MTB.

Fotos do Adriano, que tirou dois quilos e meio delas.

6 comentários:

  1. Parabéns, Rafa! Mandou bem pra caramba! 2m58'???? Que é que é isso???
    bjs

    ResponderExcluir
  2. parabens !!! que resultado?
    muito interessante a diferença de técnica sua e do cara.
    valeu.

    ResponderExcluir
  3. Raaaaafa! O Atacama te fez muito bem. Está ganhando todas!! Grande cara.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pina, mesmo não sendo teu estilo de prova, com muita intensidade e fc altos tais mandando muito, acho que tais te encontrando heim, ta pegando pódio direto, agora é focar nos shorts e deixar Ironman :D

    Abração amigo

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafael,

    Parabéns pela prova, se o resultado foi surpresa para você, imagina prá mim. Tiveram que chamar meu nome 3 vezes até eu acreditar...
    Prova muito intensa, gostei, mas sofri muito, você parecia estar passeando nela...um dia ainda chego lá.

    Abraço.

    Ferreira

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS !

    PANCADARIA MESMO !

    Abraço.

    Teddy

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)