segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mountain Do Praia do Rosa 2010

Depois da festa do dia dos pais na escola do Arthur, peguei carona com o Alexandre às 12:15 e saímos para Imbituba rumo ao Mountain Do Praia do Rosa. No caminho paramos para almoçar e faminto como estava devorei um pouco de tudo. Logo chegamos em Imbituba e achamos a sede da prova. Rapidamente vieram as notícias do ciclone no mar ter causado uma ressaca sem tamanho e quando vimos o estrago, pensei que a prova seria cancelada. Não tinha mais areia de praia, só o mar batendo violentamente, com boa parte dos decks de madeira e estruturas do restaurante sede boiando no meio das ondas. Mas a organização deu um show, refez parte do percurso, mudou o ponto de largada e chegada (e premiação também) e largou com 10 min de atraso apenas.

Alinhei pra largada ao lado do Tiago, Hélio e Taty bem próximo à ponta. Quando largamos saí rápido e tentei colar no Alexandre, mas ele se foi junto com o Roberto Lemos, que rapidamente assumiu a liderança no primeiro morrinho mais forte. O coração parecia que ia sair pela boca, largar semi aquecido, num morro e forte daquele jeito foi cruel e comecei a andar o morrinho até baixar um pouco o batimento e a garganta parar de queimar. Entramos numa trilha e fizemos um retorno e então seguimos novamente morro acima, até encontrar um povo danado. Era a turma da prova de 6,5 km e aquilo gerou um baita engarrafamento.

Muito vento, mais subida e então umas descidas em estrada de terra onde alcancei o Alexandre e seguimos num ritmo forte, com dunas pra subir depois, pequenas e médias. Mas a descida para o outro lado foi direta, uma rampa de duna excelente pra descer voando, só que tinha um muro de pedras ao final bem quando juntava à rua novamente, quase me estabaquei quando fui pular o dito-cujo. O fiscal do PC foi nos empolgar e disse que faltava pouco, que já tinham ido 7 km e faltavam apenas 3 (na verdade estávamos no km 9,5 e a prova tinha 17, hehehe).

Passamos mais uns morros e então uma escadaria de pedras perto do costão acho que na praia da ferrugem, onde nos enrolamos com o caminho a seguir. Nesta prova eu não vi absolutamente nada, zero de contemplação, foi só pauleira e cuidado onde colocava o pé. Quando fizemos um retorno saímos de volta na estrada de terra da ida começamos a passar por um pessoal, o Hélio e o Tiago seguiam firmes, logo a Taty passou parecendo muito bem.

Logo estávamos no km 14 e seguimos no melhor ritmo possível. Faltando mais ou menos um km um cara nos disse 'sétimo e oitvaos geral'. Foi surpresa, eu achava que tinha pelo menos uns 10, 12 à frente. Conversamos que seria uma briga boa já que estávamos na mesma categoria, ou então seria um empate fácil ;-). Olhando pra trás um cara de azul vinha próximo, era o que tínhamos passado há pouco. Parecia que não chegaria, então seguimos. Pensamos que daria pra beliscar alguma coisa na categoria.

Aí aconteceu algo interessante. Eu acho que nunca tinha chegado em sprint numa prova. Só que neste caso o azul veio forte, emparelhou numa última subidinha e no topo do morrinho estava um metro à frente. Pensei em deixar, já estava legal top 10, mas aí pensei novamente que tinha penado a prova toda, corrido no limite vários trechos, e agora só faltavam umas poucas centenas de metros. Ora essa, vamos pro abraço, se o azul quiser levar vai ter que suar mais do que eu ;-)

No início da descida eu acelerei e despenquei feito um doido morro abaixo. O azul começou junto mas depois parece que ficou um pouco, apertei o ritmo no plano e cheguei sete segundos à frente, com o Alexandre chegando junto com as duas filhas poucos segundos depois do nosso competidor surpresa. Muito legal.

Rapidamente esfriei e comecei a tossir, o resto de resfriado tomou força com o esforço e a friaca toda. Logo passaram o Tiago e o Hélio muito próximos, e então a Taty. Me troquei e botei todas as roupas que tinha e fomos pra premiação. Não sabia ainda a categoria, e foi surpresa saber que acabei em primeiro na master 35-44 anos, já que os três primeiros da geral não contavam para a categoria (e foram todos da minha). O Alexandre ficou em terceiro. A Taty pegou terceiro na categoria dela também, isso que está retornando de uma lesão de tíbia trincada. O vencedor de ponta a ponta foi o nosso treinador da Ironmind, Roberto Lemos, que além de ensinar vai lá e mostra como é que se faz.

Bela prova, imprevistos por todo lado mas uma festa bonita e com certeza um evento pra ficar no calendário. A organização cortou 5 km de trilha e praia do final devido ao mar revolto, mas mesmo assim não tirou o brilho do percurso.

Nos finalmentes, o resultado geral foi 7/125 e categoria 1/50, 1h22min para 16,4 km. Números oficiais aqui. Release da prova em http://mountaindo.com.br/?id=imprensa12. Assim que achar alguma foto ela aparecerá por aqui.

3 comentários:

  1. Muito bom, Rafael. Parabéns pela prova e pelo relato. Gostei do seu sprint pra não deixar o azul chegar. Vc conversou com ele depois?

    ResponderExcluir
  2. Primeiro na categoria? Seu monho! Valeu, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Show Rafael!!! Excelente prova, parabéns pela conquista na faixa etária.

    Abração

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)