domingo, 10 de agosto de 2008

Treino de velocidade

Hoje fiz um treino diferente. Fui tentar fazer uns tiros, mas não treinava nada há 5 dias. A idéia foi aquecer em 2 km até a beira-mar de são josé e então forçar uns Kms.

Comecei o primeiro tiro a 145 bpm, acelerei um pouco tarde demais e aí forcei a partir dos 600 metros. Fechei em 4min02seg, a 178 bpm de máxima. Senti bem as pernas e trotei a 155 bpm até fazer a volta no final da pista, aí voltei 200 metros e comecei o segundo tiro parado na marca.

Saí já bem rápido e logo estava a 170 bpm, apesar de já estar aquecido era forte para os primeiros 200 metros. Continuei tentando não forçar demais, os batimentos dispararam e nos 800 metros passou o máximo programado, 183.

Terminei o Km em 3min53seg a 184 bpm, alto demais mas muito rápido, é o Km mais rápido que eu já registrei :-) . Interessante como no final acelerei mais ainda, os pés quase não tocavam o chão. Isso me fez lembrar de um artigo que li sobre amortecimento de impacto. Consta que os corredores mais rápidos podem correr com tênis mais leves (e consequentemente com menos amortecimento) justamente porque a velicidade propicia movimentos mais adequados e que distribuem naturalmente o impacto. Percebi isso hoje, o calcanhar praticamente não tinha tempo de 'afundar no tênis', muito legal.

Voltei a 155 bpm e fechei os 10 Km em 47 minutos e uns quebrados. Bom treino de velocidade, mas muito rápido para as pernas desavisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)