domingo, 19 de março de 2017

25o Triathlon de Garopaba

Sprint de Garopaba, um clássico já na sua vigésima quinta edição. Dessa vez, apimentado por um vento nordeste poderoso e em novo percurso (pra mim que não corri em 2016). Foi a abertura do campeonato catarinense de triathlon e dessa vez vou me esforçar para estar presente no ranking.

Saí direto de casa, pouco mais de 50 minutos tranquilos na madrugada até a área de largada, onde estacionei a 20 metros do pórtico. Nestes 50 minutos estavam inclusos uma parada num posto de gasolina pra tomar mais um café e conhecer o banheiro. Prova bem cheia, a cidade estava lotada. Fui organizar a transição logo depois de pegar meu kit e então fui pra praia aquecer.

Sem roupa de borracha, foi pra esfriar na verdade, não pela temperatura mas pelo vento. Dei umas corridinhas e aí a primeira leva de atletas largou, elite e categorias até 39 anos. Corri pro curral e logo largamos pra natação visivelmente curta, chutei 600 metros. O garmin depois mostraria a precisão visual e espacial do chute: 590 m :-).

Foi uma natação conturbada e divertida. Curto demais entrada em mar agitado e mais ainda a saída. Apesar das largadas separadas deu um certo embolamento de gente na primeira boia e "atropelei" um atleta, nadei por cima dele. Até olhei pra trás pra garantir que estava tudo bem.

Depois da segunda boia foi um pulo pra praia, pegando jacaré. O tempo foi podre ao extremo, mas pelo visto todo mundo foi meio lento. A altimetria dessa natação ficou legal kkkk.

Transitei bem rápido pros padrões de garopaba, onde sempre faço besteira. E aí soquei a bota na bike. Pena que estava sem monitor cardíaco, pois a queimação na garganta e nas pernas foi boa. Ida com vento a favor e volta contra, com leve inclinação no meio. Que pedal alucinado.

Fiz a primeira volta muito socado, 300 W a ida e voltei afogado, vendo um grupo grande à frente. Na segunda volta o grupo a frente se afastou mas veio outro com Yago, Matheus e o Cirelli.Grudei nos malucos por uma volta, tendo puxado uma hora que eles resolveram reduzir. Daí eles se foram e eu fiquei sozinho até vir o Gui e o Ricelli acho, agarrei na roda deles e passamos o grupo da frente, mas aí eles todos, que estava uma volta na frente por serem mais novinhos e nadarem feito peixe, entraram pra T2 e eu continuei outra volta solo.

Saiu um pedal forte, 37 e quebrados de média naquele circuito e 260W NP. Os caras de road andam loucamente e a retomada nos retornos era difícil porque ter que escolher entre frear e passar marcha é sempre complicado. Uma vez inclusive passei reto e fiz o retorno 5 m atrás do local certo. As habilidades de pilotagem estão em dia.

Na T2 foi só sair desesperado socando a bota, mas a bota não estava muito boa não. Eram 4 voltas e na segunda o Fabrício me alcançou e passou. Ali fiquei e em meia volta passei de volta se seguimos nos matando a uns 3:45-50 achando que estava em pace de recorde mundial. Tudo muito travado. Estava bem empolgado até que ele entrou pra chegada, estava também uma volta na frente, embora eu não o tivesse visto no pedal (que ele fez com um pneu murchando). Daí em diante corri sozinho e acabei relaxando no final, o que teria sérias consequências.

Cheguei bem e com um pouco de dor na panturrilha, que estava empedrada. Ainda bem que o Éder me salvou sábado, senão não sei se conseguiria correr. Fui na massagem e depois reunir com a galera, etc. Sempre bom esse pós prova. Arrumei o carro e daí resolvi ir embora porque a premiação seria só as 12 e ainda eram 10 e pouco. Saindo da cidade achei uma padaria, a qual ataquei com fúria: dois queijos quentes, uma torta de banana, um café e um suco, com um chocolate pra fechar. Então eram 11:10 e resolvi voltar.

Esperamos na igreja pela premiação e vi que tinha ficado em 2o lugar na 40-44, por míseros 6 segundos. Fiquei muito puto, claro que não com o atleta que ganhou, mas comigo. Dava fácil pra tirar esse tempo, e eu não vi ninguém me passando. Então o campeão estava ali na frente e eu não me liguei nem tentei buscar. Ou então estava tão desligado que fui ultrapassado e nem percebi. Fiquei satisfeito embora insatisfeito com o segundo lugar no enorme contingente na 40-44, o maior que já vi nas provas da Fetrisc. Esse ano é o último na categoria, e a gurizada da 45-49 que me aguarde hahaha.

Resultados oficiais ainda não saíram. Link do garmin aqui. Fotos abaixo.

Polimento de sábado, 115 km na BR norte hehehe

Sprint é uma maravilha: chega, pega o kit, prepara a bike e faz checkin em 30 min
Duelando com o Massaranduba
Sem diversão não tem graça

Mar acalmando no começo da tarde
Espera pela premiação

Pódio !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)