quarta-feira, 26 de março de 2014

Meia Maratona de Florianópolis 2014 - entorta mas não quebra !

Mais uma meia de Floripa. Sem Iron à vista, nada de pedal exagerado no sábado, seriam apenas 90 km ;-). Só que não rolou, tive compromissos e só a tarde parei. Às 16 horas subi na bike e pedalei 1h30 no rolo, só pra aquecer e não ir de consciência pesada por ter ido descansado.

Essa prova foi muito parecida com a do ano anterior. Só que foi diferente. A questão é que não estava com volume de treinos como no Iron, mas sim com uma base boa de corrida. E isso funciona.

Fechando a prova !
Larguei totalmente errado. Estava lá no fundo ainda conversando quando a massa começou a se mover pra frente e aí vi que já tinha largado. Uma multidão a vista e comecei a correr forte pelos cantos, costurando e pedindo licença. Logo vi que não fui o único, passou o Manente voando lá por fora com aquela passada inconfundível e desapareceu de vista.

Perto da ponte comecei a correr mais livre e aí veio o primeiro elevado, o retorno e a subidinha rumo ao túnel. Depois foi entrar em velocidade de cruzeiro e aproveitar a brisa sul. Fui até o km 7 sem muita preocupação com ritmo, aquecendo. Ali estava perto de 4:05/km e achei que seria muito difícil baixar do ano passado, mas o intervalado da quarta me dizia que era possível. Aí comecei a apertar o passo e no km 13 passei um cara que veio junto. No retorno no km 14 o cara me passou e grudei nele e seguimos com outro poucos metros à frente. Incrivelmente um ritmo idêntico involuntário, ninguém se conhecia e ainda assim todo mundo se marcando e revezando a puxada.

Em um momento eu achei que quebraria. "Pô, não estou correndo a minha prova, esse ritmo está sendo ditado pelos caras aí", mas logo eu ia lá e puxava. E mesmo achando que poderia quebrar, segui firme e esgoelado. Se quebrasse azar, algumas meias eu já tinha concluído :-). No koxixos forcei um pouco e abri dos caras e comecei a embolar com o pessoal dos 10 km que largou depois, de forma que não dava pra saber quem estava na frente. Segui forçando e fechei o último km a 3:46, o que mostra que o medidor de gasolina está funcionando direito. Falando nisso dei uma viajada: seria legal se o garmin medisse o glicogênio no fígado e músculos, já pensou ? Veríamos uma bateriazinha esvaziando durante a prova hehehe.

A arte dessas corridas é conseguir gastar tudo e não deixar faltar. Sobrou pouca coisa.

E como eu disse lá no ano passado, correr desse jeito 'competindo' mesmo que não seja com ninguém é bem diferente de correr com o relógio. O ritmo é totalmente variado, claro que não seria igual ao tag hauer do Milton, mas dá pra ver que o jogo de puxar e seguir, perseguir e tentar abrir faz o pace variar bastante. E não tem jeito, com alguém do lado você sempre corre mais. Isso na minha opinião explica o recorde da maratona do havaí até hoje do Mark Allen, quando ele correu as oito horas e pouco do lado do Dave Scott.

Buenas, foi assim então, 1h24min03seg, 5 segundos mais rápido que no passado, o mesmo 5º na categoria dentre cento e poucos, só que dessa vez 35º geral ao invés de 61º pra mil e poucos atletas da meia. Gostei.

9 comentários:

  1. Cara, vou repetir aqui o que já te falei. Tu é um doente! Kkkk... tempaço! Baita prova. Um dia eu chego lá. Para mim ainda parece algo totalmente inviável correr até 10Km abaixo de 4'/Km. Vejo que a minha dificuldade cresce de maneira absurda quando começo a tentar baixar de 4'10"/Km. Talvez falte técnica, sei lá, mas baixar disso é sempre difícil (e estou falando de treinos intervalados, ou seja, no máximo mas 15 repetições kkk).
    Quanto ao Tag Heuer, isso é para poucos meu camarada. Kkkkkk. Tô brincando. Se olhar teus paces, não foi uma variação tão grande não.
    Show de bola meu amigo! Parabéns!
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Milton !

      Valeu cara ! Nessa faixa de pace variações pequenas causam grande dor kkkk.

      Cara, treino não vale. Tu tem que ver isso numa prova, ir lá e socar a bota. No treino por mais que queiramos não estamos 100%, tem o acúmulo, vc não se prepara como numa prova, e tem a parte mental que tem um peso desgraçado.

      Vamos fazer uma prova de 10 k e aí tu vê. Quando eu pensei em baixar de 40 fui pra 38 alto e fiquei pasmo :-).

      Abraço e toca o terror naquela japonês miserável !

      Excluir
  2. Velocidade de cruzeiro a 4/km?? Taiszéfora!
    Parabéns Pina!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Nando !!! Cruzeiro na prova, não quer dizer moleza hahahaha.

      Abraço !

      Excluir
  3. Se eu correr por 21 km a 5'/km chega só o pó, mas uma vez eu cheguei perto de deixar o corpo no caminho e seguir só o espírito quando fiz custados 1h32m, hoje acho que não faço mais isso rs...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Hahahah só treinar Fábio ! Cara, 1h32 é show, o problema é que quanto mais rápido mais difícil ficar mais rápido, cada segundo arde kkkk.>


    Abraço !

    ResponderExcluir
  5. Parabéns brother, continue assim.
    ano que vem vamos duelar de novo, eu sou a o cara da foto que estava te perseguindo,
    terminei em 32º, vamos repetir isso ano que vem, abç

    ResponderExcluir
  6. Parabéns brother, continue assim.
    ano que vem vamos duelar de novo, eu sou a o cara da foto que estava te perseguindo,
    terminei em 32º, vamos repetir isso ano que vem, abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí camarada !!! Show de prova hein ? Vamos pra próxima !

      Abraço

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)