segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

2013 em Números

Hoje vi um post do meu amigo Arthur Araújo e fui conferir as minhas estatísticas do garminconnect. Santo serviço que registra nosso suor diário de cada dia. Fazia tempo que eu não olhava isso e dessa vez fiz umas brincadeiras também.

O ano de competições se encerrou com o Dash 113 no último dia 2/dez. Mal acabou e já começaram os treinos para o El Cruce Colúmbia em fevereiro na patagônia. Mas isso é outra história, pois há cinco anos eu não tinha uma prova de corrida como alvo específico. Ai minhas canelas...

Vamos aos números. Foram 11 competições, bem menos do que o usual. Isso deve-se à pausa para a viagem de agosto aos Alpes e também ao maior foco no Ironman, onde não fiz muitas provas prévias (na verdade só o long distance da Fetrisc e a meia de Floripa). Em termos de resultados só no Marcio May, Desafrio e Ironman não fiquei entre os cinco da categoria.

No total foram 430 horas de atividade incluindo as provas, mas sem contar os dias que saí sem GPS e em média 2h na piscina por semana. Isso dá cerca de 1h15min por dia, totalizando 8772 km percorridos. Aí eu lembrei que fiz um conserto no carro esse ano e fui procurar a nota. Lá tinha a kilometragem, e comparando com hoje, vi que rodei de carro cerca de 19.000 km. Acho que os treinos estão indo muito bem :-).

A natação não conta muito pois praticamente só registrei treinos no mar, então ficamos com 50,77 km de braçadas no oceano atlântico.

Correndo foi um pouco mais de tempo, cerca de 164 horas com 1808 km de chão, média de 150 km por mês, tudo rodado a uma velocidade média de 11 km/h ou um pace de 5min30seg/km e um batimento médio de 144 bpm.

A bike que teve 6838 km em 242 horas de pedal com 25 mil metros de desnível positivo. Essas altitudes não são lá muito precisas pois o 310XT não tem barômetro, mas dão uma ideia. Na corrida foram 23 mil metros correndo contra a gravidade. O número de sessões de treinos foi de 127 na bike e 146 de corrida, bem equilibrados.

E aí fiz um comparativo para quem diz que eu treino demais (alibi virtual): eu estou reduzindo o volume de treinos, embora esteja melhorando os resultados nas provas. Como o vinho. Fico mais velho, mais eficiente e melhor HAHA. E como diz meu amigo William, agora já temos 40 anos ;-).

Volume comparativo em 2012 e 2013, em distância

Volume comparativo em 2012 e 2013, em tempo
Isso refletiu bem a estratégia da corrida que adotamos este ano, correr mais 'lento' nos treinos para o iron, comparativamente ao que se pode tentar para uma maratona solo.

Já a queda no volume da bike está praticamente toda concentrada no segundo semestre, ficando igual nos treinos pré-ironman. A ideia era essa mesma, aumentar a intensidade mantendo o volume, e a média cardíaca deu 4 bpm a mais com velocidade média aumentando de 26 para 29 km/h neste período dos dois anos.

Comparativo em volume no primeiro e segundo semestre de 2012.

Comparativo de volume entre os semestres de 2013.

A explicação é simples, foi o mês de julho dedicado à 'escalar' e o período de férias, seguido do marasmo subsequente e das provas off-road que tiraram bastante volume da bike na segunda metade do ano. Também tem um ponto fora da curva que foi dez/2012 onde eu não corri devido ao tendão e acabei pedalando mais do que o normal. Ainda assim o resultado foi muito bom, pois fiz o melhor pedal já registrado na história deste vivente em meio-iron, ainda que a bike tenha MUITO o que evoluir como me disse o Roberto (e como bom vinho, vai evoluir ;-). E eu achava que o volume de corrida tinha caído muito em função da tendinite do calcanhar no começo do ano, mas foi bem pouco.

Era isso pessoal, um pouco de números de um engenheiro fanático por esportes. Até 2014. Boas festas.



6 comentários:

  1. Esse ano também treinei menos, competi um pouco menos e evolui um pouco mais, mesmo assim não treinei nem 20% do que tu fez rs, preciso ganhar na mega logo e arrumar tempo na minha vida.
    Boas festas e até 2014.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o importante é que tá treinando :-) !!!

      Abraço e ótimo 2014 ! Quando começa a fetrisc :-) ?

      Excluir
    2. Ouvi a Naida dizer que o 22º Triathlon de Garopaba será entre 08 ou 09/03, acho que é a segunda opção já que é domingo.
      Abraço, boas festas

      Excluir
    3. Show, estarei lá !!!!! Abraço boas festas!!!

      Excluir
  2. Voltando de férias e me atualizando no blog dos amigos.
    Cara... incrível teu ano. Estou justamente levantando uns dados para fazer um post similar no meu blog. Nem olhei ainda mas com certeza ainda tenho que comer muito arroz e feijão para chegar no teu nível. Aliás, preciso me apressar para evoluir ficando mais velho, afinal de contas eu comecei com 35 anos, se esperar muito acho que com 50 fica difícil eu estar melhor que agora. Kkkk
    Abraço, boas festas e um 2014 ainda mais forte para ti.
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí espanhol !"

      Cara, o teu ficou por aí, pode ter certeza, não preciso nem ver os dados, e além do mais tens os registros da natação hahahaha.

      É mesmo, estamos ficando velhos, outro dia me disseram que fiz 40. Mas veja pelo lado bom, as categorias lá pelos 55 TEM que ficar mais fácil KKKKKK.

      Abraço e ótimo 2014 pra vc.

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)