domingo, 15 de setembro de 2013

1ª Meia maratona de São José

A 1ª Meia Maratona Internacional de São José aconteceu hoje. Largada a 3 km de casa e percurso onde sempre treino mas sem nenhuma prova fixa. Uma prova diferente, com percurso curioso (vai e vem misturado com idas e vindas) e uns morrinhos pra quebrar a monotonia. E hoje deu sol com um calor estranho, com vento mas abafado. Não é um lugar pra bater tempos pessoais, e na verdade não ando dando muita bola pra isso ultimamente. O que me empolga agora é fazer o melhor nas condições da prova, e pra isso quanto mais provas inéditas melhor.

Buenas, depois de aquecer 1 km trote e 800 m progressivo, fui correndo pra largada e saí me metendo lá na frente. E aí largou, em cima de uma curva com aquela muvuca toda, 6 e 10 km misturados com os 21 e aquele monte de doido alucinado. Encaixei um ritmo bem suportável na respiração e fui embora, mas assustei quando vi o primeiro lap de 1 km, 3:50. Era pra sair forte, já que o percurso tinha as subidinhas só depois dos 11, mas pensei em ficar nuns 4/min. Só que estava bom acompanhar a galera e fui indo. Ali pelos 6 km senti uma leve ardência na sola do pé direito. Alguém falou que estaríamos num bolo nos top 10. Até então só o que incomodava era a quantidade de meleca expelida pelo nariz e garganta, estava realmente nojento :-).

No km 8 tive um estalo quando o pé esquentou mais: estava correndo com o mesmo tênis que usei no triathlon da semana passada, que foi na areia da praia. Naquele domingo só cheguei e guardei o maldito, sem limpar nada. E lembrei também que peguei uma meia suja de dentro de outro tênis hoje cedo pra ir pra prova. Deveria ter areia. Parei num poste e tirei o tênis, tentei limpar e pareceu ter saído alguma coisa. Calcei e o chip caiu dentro do tênis (estava com ele só preso debaixo do cadarço elástico) e tive que tirar de novo 5 m depois. Me ajeitei e segui tentando recuperar o tempo perdido e logo começaram as colinas. Ainda via o Pedro e o Palhares no horizonte ali perto do clube primeiro de junho.

Segui para a ponta de baixo, um percurso que gosto muito. Passei um cara que sempre reagia e tive que parar de novo pra tentar arrumar a meia, o pé agora estava em brasa. O cara parece que falou algo quando me viu parando, mas não entendi. Aí logo depois passei de novo e segui firme nas subidas, mas já sentindo um pouco as pernas nas descidas devido ao exagero na largada. E os pé queimando. Me ocorreu que começou a ficar ruim no km 8: teria mais 13 km e talvez uns 13.000 passos de queimação. Fiquei pensando, que força é essa que nos faz suportar um desconforto que depois da chegada nem me deixaria andar direito... aí pensei mais besteiras e quando vi já estava retornando, agora via outro atleta próximo e tentei buscar.

Esse percurso é legal pois tem um balão e o retorno não é óbvio, de forma que você não vê os líderes voltando. O povo que não conhecia ficou um pouco perdido sem saber pra onde estavam indo e como voltariam hehehe.

No centro histórico um cara me passou e não consegui acompanhar e logo depois o Valmor me passou na última descida correndo muito forte, bonito de ver. Consegui passar o cara que vi desde lá de trás a uns 2 km da chegada e fui do jeito que dava, correndo quase manco de tanta dor nos pés, agora o esquerdo também tinha criado uma bolha na ponta do dedo médio.

Cheguei abaixo de 1h30, bom naquele percurso e até uma meta, mas puto de ter feito besteira de largar muito forte e correr com tênis cheio de areia e meia suja (e rasgada, como vi depois). Um tanto displicente, uma meia não parece mais coisa séria mas se você quer fazer forte qualquer prova é séria. Cagada a não repetir mais.

Bela prova, um percurso que gostei muito. Organização simples mas eficiente e premiação rápida. Espero que fique no calendário... A galera da Ironmind dominou geral. Roberto em terceiro, Lucas quarto e Palhares em quinto, com o Pedro em sexto. Eu devo ter ficado até 10º, imagino. O Manente ficou em segundo e o campeão foi o Diogo Trindade, que tá ganhando tudo que tem por aqui.

Apesar das asneiras, 3º lugar no pódio da categoria.
A pata direita foi pro vinagre... e o tendão esquerdo deu o ar da desgraça depois da prova...
Fotos da Danielle Bertachini e do Gai.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo pódio Rafael!
    Excelente tempo, mesmo com esses imprevistos. O Diogo manda bem mesmo, ele corre muito.
    Gostei da sua observação em fazer o melhor nas condições da prova... as provas inéditas nos tiram essa cobrança de sempre ter que baixar o tempo.

    Bons treinos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcelo ! é isso aí, tempo é só um das variáveis. Apesar de ser a mais fácil de medir... :-), é só uma. A parte subjetiva conta mais.

      Abraço

      Excluir
  2. Vou começar a correr com tênis sujo, meia rasgada e tudo cheio de areia. Vai ver eu pego um pódio também desse jeito. Kkkkk
    Parabéns cara, mandou muito bem.
    Milton - Blog Vinte Semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKK Não me faz rir que as bolhas doem hahhaha.

      Valeu cara !!!!! Manda ver nos treinos que vai voar na maratona !

      Excluir
  3. Melhoras aí e esse negócio de podio deve viciar.
    Parabens !!!
    Semana que vem tem o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu xampa !! É legal sim ehehehe. Teria uma prova de 5 km mas acho que vou passar. Muita explosão pra uma carcaça só com essas bolhas que tão todas abertas hoje ainda... na próxima teria um cross tri que foi adiado pra não sei quando, então a próxima mesmo é o olimpico em jaragua do sul dia 5 no parque malwee.

      Abraço !!!

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)