domingo, 16 de dezembro de 2012

Intensivo de bike, já que o Aquiles tá de greve

Estou fazendo uma semana de intensivo de bike, já que o tendão de aquiles cansou de brincar por este ano. O negócio tá cheio de nomes feios na ressonância, mas algo perto de um mês de cuidados deve resolver. Dessa vez serei inteligente e vou parar antes pra chegar 100 % no começo dos treinos pro Iron. Ano passado tive uma contratura duradoura na panturrilha bem nessa época, mas insisti e fiquei estragado até fevereiro.

Como só corri duas vezes depois de garopaba no dia 2, estou contando desde lá e vou até a virada do ano sem correr. Que desespero só de pensar. E ainda mais agora que estava animado pra correr numas trilhinhas. Vamos ver se eu resisto.

E aí eis que virei o foco pra bike. Já que tenho que melhorá-la, nada melhor do que aproveitar o alívio da corrida. Vou nadar um dia a mais também. Treinei todos os dias exceto sexta última, e a coisa foi interessante. Dois treinos de rolo, um insanamente desesperador, um mountainbike ardido ontem na cia do Sérgio Lopes e então hoje fui matar a saudade da estrada.

Saí para BR-101 norte às 11 horas da manhã, pois nessa época os horários soníferos ficam mais estragados. Fui na boa até sair de barreiros e enfiei o pé na estrada. O GPS apitou bateria fraca, o anta aqui esqueceu de carregar de tão pouco que está correndo hahaha. Aí liguei o sportstracker no iphone para não navegar às cegas.

Ótimo pedal, a ida tinha um pouco de vento fraco rondando de nordeste-noroeste mas deu pra ir bem. Passei por dois caras de MTB que vieram na roda bonito. Retornei pouco antes de Porto Belo e quando vi só um biker estava junto, o outro ficou láaaa atrás. Voltei no mesmo ritmo mas já preocupado com a nutrição. Como acordei às 9, tomei café em seguida e fui brincar com o Arthur e Beatriz até às 11. E aí saí assim mesmo, só catando dois GU e um club-social. A burrice foi maior ainda pois não tinha dinheiro na bike. E eis que lá pelos 80 km quebrei total. Sede desesperada e prego de fome. Eram pra ser 80 km mas me perdi todo e acabei fazendo 100, com os 10 iniciais e finais a ritmo de tartaruga aquecendo e desmaiando, respectivamente, mas o miolo do treino foi excelente. Muito bom mesmo.

Dois pontos críticos a observar: não vou mais pedalar na 101 até passarem as festas. A estrada está muito movimentada. Um Kadet azul me fechou na entrada de um posto de gasolina, quase bati na lateral do imbecil. Ainda ficou reclamando, mandei pra tudo quanto é lugar. Tenho que parar com isso, apesar de estúpidos, um desses pode ser também perigoso e vir correndo atrás de mim. E o mais crítico, passaram por mim 5 caminhões carregando balsas, dessas de levar carros (ou de construir ponte, já que ia pra Floripa). A coisa é BEM mais larga que o caminhão que a leva, e simplesmente pega todo o acostamento se o motorista não tirar um pouco pra esquerda. Tomei o maior susto quando um treco desses veio, o cara nem pra businar, só vi a 'sombra' e tirei pro canto do acostamento. Olhando o caminhão ir vi que a estrutura praticamente não deixava espaço livre. Apavorante. Olhei pra trás e vinha outro, parei e fiquei olhando os 5 passarem com intervalo de um ou dois minutos.

E pra ficar completo, teve chuvisco e um pneu furado. Mas muito bem furado, um prego ou pedaço de arame grosso atravessou o pneu de um lado ao outro, entrando pela banda de rodagem e saindo pela lateral. Só pra não perder o hábito, há muitos meses não trocava pneu nessa bike.

Pois então é isso, dezembro vai ter bastante bike. As estradas de são pedro, são bonifácio e urubici que me esperem ! Abaixo o videozinho do pedal de ontem ao Morro Queimado, onde os caras saltam de asa delta e parapente e os abilolados vão subir de bike por não ter nada melhor pra fazer:


2 comentários:

  1. Cara, melhoras para ti. Logo vai estar 100% de novo.
    Eu estou em Floripa mas num ritmo de treinos bem mais leve para descansar para iniciar os treinos do Iron em janeiro.
    Estou aproveitado também para dar umas voltas com a P2 na SC... ir pegando a manha do clip, posição aero, etc. Domingo vi uns amigos teus da Ironmid durante o pedal.
    Esse negócio das nossas condições nas estradas é brabo mesmo. Lá no PR também já levei alguns cagaços. As duas estradas que pedalamos mais lá também são bem movimentadas. Não tem muito jeito, o que faço é durante a semana pedalar em casa mesmo. Mas final de semana tem que ir para estrada. Cuidar o máximo que dá e tentar chegar bem em casa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Milton ! O tendão já está muito bom, não sinto mais nada mas dessa vez vou obedecer e ficar sem correr. Olha, faz é tempo que não fico sem correr 20 dias, acho que só quando quebrei o pé em 2001, então tá valendo :-).

    Vou usar as estradas da serra nesse fim de ano, e na boa, até depois do carnaval.

    Abraço e vamos falando.

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)