sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Velho ? Que velho ?

Ed Whitlock na meia maratona de 1h38min, aos 81 anos. Olha o estilo da passada !
Normalmente associa-se a prática de esporte competitivo a pessoas muito jovens. Isso não é necessariamente verdade nos esportes de endurance. Cada vez mais acredito que a idade cronológica pouco importa e o limitante (claro, até certo ponto) está mesmo na cabeça. Tenho muitos amigos bem mais 'antigos' do que eu que treinam forte, muito mais forte. Nadam, pedalam e correm o que muito guri não faz. Uma coisa que me causa espanto é pessoas às vezes mais novas do que eu dizendo 'quando eu era novo conseguia fazer isso', 'agora com essa idade já não consigo mais aquilo'.

Eu tenho treinado mais e melhor do que há 10 anos atrás. Tudo está melhor, fisiologicamente, em termos de saúde e em resultados. Até onde isso vai ? Não sei, mas espero que vá muito longe. Ao infinito e além, como diria meu amigo Buzz.

Ultimamente a mídia tem dado mais atenção a casos excepcionais de atletas de idade muito avançada fazendo coisas inacreditáveis. Como o indiano de 100 anos que corre maratonas. Começou a correr com 89 anos, pasmem, e aos 90 completou uma maratona em 5h40min. Há também o canadense de 81 anos que bateu o recorde de maratona com 3h15min, um feito pra lá de impressionante mesmo em jovens atletas amadores. Esta mesma pessoa agora bateu o recorde da meia com 1h38min. E não foi folgado não, foi por apenas 29 segundos, o que quer dizer que mesmo nessa faixa etária a briga é boa. A 'desculpa' do velhinho é que ele não treinou direito pois tinha sofrido um acidente doméstico ;-), portanto poderia ter melhorado ainda mais o tempo.

Uma indiana de 96 anos vai corre a meia-maratona de Nova Delhi e dá um recado ao mundo: “Eu e meu filho vamos participar da Meia Maratona de Délhi. Estou muito animada. É uma mensagem para todas as pessoas ao nosso redor: Se tiver pés, correrá. Se tiver vontade, vencerá!”. Algo também digno de menção é o ciclista francês Robert Marchand, que aos 100 anos pedalou 100 km em 4h17min, batendo o recorde mundial (acho que só tem ele mesmo).

O que estamos vendo atualmente no triathlon, ou mais ainda no ironman, reforça isto. Os esportes de endurance, de longa duração, são cheios de exemplos de seniores mandando ver e deixando a gurizada pra trás. Basta citar que os dois últimos campeões mundiais e com chances de levar o título este ano estão beirando os 40 anos.

Tudo isso é muito impressionante e mostra que temos todos um longo caminho a percorrer. Imaginar que um cara de um século de idade consegue pegar sua bike e pedalar 100 km numa boa é de inspirar qualquer um, é ou não é ?! Assim sendo, pare de ler isso aqui e vá pra rua treinar ;-) ! Boa noite !

7 comentários:

  1. Boa, Rafael!
    Já tinha visto no facebook essa do velhinho. Impressionante mesmo e bem animador, principalmente pra mim que já passei dos 40 e ainda quero fazer muita coisa. Mas não é por menos não que esses velhinhos estão mais saudáveis e com a corda toda. Não é a toa. O estilo de vida saudável, dormir cedo, se alimentar corretamente, e mostrar o sorriso para as pessoas é o ponto de contato. Conta muito para a cada ano ir mais longe. Essa semana mesmo falei com 2 senhores no caldo de cana da feira da Alfandega. Um tinha 100 anos e dizia que chegaria aos 115 fácil. Outro com 96 faria 97 em 12 de dezembro. Os dois fortes, alegres, tomando cada um seu caldinho na praça, e rindo dos novos. Estavam sozinhos, sem apoio do braço de ninguém e sem bengalas, iriam pegar o ônibus sozinhos e ir pra casa. Saí tbm pra casa, contente e animado, com a energia que eles passaram pra mim, e a vontade de chegar tbm aos 100 como eles, forte e saudável, cuidando sempre do que Deus me deu para ser cuidado, da minha saúde, me abstendo de coisas que não nos fazem bem. É isso.. bora nóis!

    ResponderExcluir
  2. Ontem mesmo ouvi um colega de trabalho dizer, pow, tu vai fazer 32 anos, deve levar um cambal da gurizada mais nova no Ironman né? Daqui a pouco tu já se aposenta das corridas? Eu falei, ai que tu se engana mano, tem muita gente com bem mais idade que eu que vai muito melhor que a gurizada por ai, e com certeza, hoje estou melhor que antes, e com 40 estarei terminando outro Ironman muito mais rápido do que hoje com 31. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Mas o importante dos 40, 50, 80 ou 90 é não estar melhor do que quando tinha 20 ou 30, isso é bem impossível fisiologicamente, mas sim é estar ativo nos esportes em cima das bikes ou a pé nas estrada, com saúde e disposição, e com a mesma alegria de quando era jovem.

    ResponderExcluir
  4. Fala Fábio ! Como foi lá na prova de hoje ? Com certeza mais pra frente vai estar bem melhor, pra essas provas LONGAS a base se constrói aos poucos...

    Jacó, claro que tem um limite. Mas o velhinho de 81 corre meia pra 1h38min, não sei qto ele fazia mais novo hehehe. E eu ainda tô numa ascendente, embora é óbvio que uma hora a coisa vai começar a decair... mas espero que demore eheheh.

    ResponderExcluir
  5. Terminei em 44:48, não sei ainda a posição no geral, mas acredito que fiquei mais ou menos em 50°. O vento atrapalhou, e a barriga cheia também rs, acho que comi demais no café da manhã, mas nada é desculpa né. To feliz com meu resultado, ainda não consegui diminuir de 43', mas isso é questão de tempo. Tu não fez a maratona? Abraço

    ResponderExcluir
  6. Baixou bem do ano passado, show. Não fiz, foi um longo de 24 km só... a coceira bateu...

    ResponderExcluir
  7. eu levo cada surra da turma com mais de 50:)
    mas acho é bom, porque é tipo o que você disse: ver que o pessoal continua correndo, e cada vez mais e melhor, me deixa é animada, e eu penso: um dia eu chego lá:)

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)