terça-feira, 18 de setembro de 2012

Corrida matinal com jararaca e longo de bike quebrado

Tem coisas que achamos que nunca mudam. Uma delas é que eu acho que nunca consigo fazer um treino de corrida que preste pela manhã. Quando é prova, há todo um ritual que ajuda, mas no dia a dia quando o tempo é escasso e a correria literalmente é grande, onde cada minuto conta, achava que não funcionava. Mas funciona, basta decidir antes de dormir ;-).

Normalmente consigo correr bem o regenerativo, mas tiros ou longo nunca prestaram. E aí na semana passada eu estava a trabalho no Rio de Janeiro e com a agenda lotada, concluí que só madrugando pra fazer o longo. Para isto, peguei as dicas com o Xampa sobre onde correr e programei o despertador para 6:30. Só que fui traído pela bateria do celular que descarregou, ficou para o outro dia.

Como os compromissos da quinta eram bem cedo, saí mais cedo ainda e às seis em ponto estava correndo pela orla da barra da tijuca sob um sol nascente e brisa agradável, ao lado de um mar azul convidativo. Que corrida sensacional ! Fui 10 km para o sul e voltei, ritmo muito bom e novamente de estômago completamente vazio (exceto por 2 gel GU no percurso). O detalhe curioso ficou para a segunda metade. A ciclovia vai uns 6 km de onde comecei para o sul, e aí a pista dupla e ciclovia acabam. Sobra uma passagem pela areia e uma ciclovia de lajotas do outro lado, na margem da lagoa. Lá tem-se vegetação dos dois lados e exceto pelo barulho dos carros e visão dos prédios ao longe, parece que você não está num lugar tão movimentado. E eis que ali na solidão absoluta do verde quase pisei numa jararaca bem nutrida. O coração disparou na hora e fiquei umas centenas de metros pensando nas consequências de tomar uma picada de cobra naquela situação. Quando voltei a bicha ainda estava lá com a cabeça erguida, tomando sol com a cara virada para o mato esperando o café da manhã.

Acabei o treino às 7:45 e segui para o longo dia que se iniciava, renovado e recarregado de energia como só uma corrida pode proporcionar.

E aí veio a sexta-feira e uma corrida imprestável, tiros no dia seguinte de longo não rola. E o sabadão iniciou cheio de sol e vento. Fui lá para o Taikô para um treino de T1 pois há tempos não nadava no mar. A roupa parece que encolheu, ou fiquei mais forte ;-).

Entrei no mar quebrado e mexido para 2,3 km de braçadas mais quebradas ainda e sem ritmo nenhum, mas a coisa saiu bem e terminei o treino em 39 min tranquilo e sem forçar. Arranquei a pele de foca e fui pedalar sozinho, o povo ou já tinha ido ou estava indo, e como eu faria 100 km pra antecipar o longo de bike, fui o mais rápido possível.

Fui até canasveiras já com vento forte, mas com pernas inteiras ia bem. Encontrei o Pedro e a Júlia na vargem pequena e tocamos num bom ritmo até o pedágio, já botei a língua de fora. Na volta contra o vento o Pedro resolveu que era dia de porrada e tocou horror, fui atrás aproveitando a roda e no retorno na vargem minha bomba caiu e eles sumiram, ainda bem ;-). Só que ainda faltavam 45 km e lá fui pra mais uma volta longa na ventania louca, pedágio - vargem grande - canasvieiras - vargem pequena e pedágio. E depois até a vargem e volta pra jurerê. Quebrei feio, bateu um sono horrível e vontade de parar. Não faltou alimentação, foi algum tipo de cansaço alienígena. Eu saí preocupado para o treino pois desde a última troca de pneu ainda não tinha comprado espátulas novas. E como o desgraçado do Murphy nunca dorme, no km 94 quase entrando para jurerê bati numa borda de buraco e o pneu dianteiro começou a esvaziar lentamente. Parei para encher, já que trocar não daria, e por sorte o furo era pequeno, de forma que com mais 3 enchidas cheguei ao carro totalmente acabado. Tomei meio litro de água de côco e depois um caldo de cana e segui pra casa. Passei o dia achando que não ia prestar para a corrida de aventura no domingo. Pra saber se prestou pra alguma coisa, aguarde cenas do próximo relato ;-).

Keep Running !

5 comentários:

  1. Pena que dessa vez não deu para ir. Pena.

    ResponderExcluir
  2. Te garanto que se tivesse mais umas 5 jararacas no caminho tu teria conseguido uma camiseta de SUB30 em 10Km. :-P

    Me diz uma coisa, tu tem esse teu treino de bike no Garmin? Queria ver esse trajeto aí. Eu normalmente não vou na direção de Canasvieiras mas estou querendo fazer uns treinos próximos de 100Km, aí pegaria a ideia do trajeto. Se tiver passa o link, por favor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rafael,
    Eu sou do grupo que a corrida não rende pela manhã. Preciso levantar super cedo (ter este ritual do qual você mencionou) para garantir sucesso no treino. Ficar olhando o relógio não é legal.
    Fiquei curiosa para saber sobre o rendimento do treino de domingo. Quais serão as cenas dos próximos capítulos??
    Abs
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Milton, o pedal tá aqui:
    http://connect.garmin.com/activity/224094493

    Aparece lá no Taikô num sábado...

    Xampa, vamos ver se rola uma corrida num lugar a meio caminho entonces na próxima viagem. Alguma trilha :-) ??

    Helena, hoje vi que realmente corrida cedo é excessão. Até levantei... e deixei pra noite, hahaha.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Pina. Pode deixar que qualquer hora passo por lá.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)