segunda-feira, 21 de junho de 2010

Desafrio 2010

Acho que tenho um problema com essas provas longas, eu não tenho furado nenhuma e como mais provas vão aparecendo ou sendo experimentadas, o calendário vai se compactando e aí lá estava para o quinto desafrio 20 dias depois do iron. Durante o evento alguém falou algo sobre isto, talvez o Hélio ou o Alexandre: mais pessoas estão gostando de sofrer. Provas duras que anos atrás não reuniam muita gente estão enchendo, e todos saem arrebentados e acabados, mas voltam no ano seguinte. Desta vez o Desafrio bateu recorde com 165 atletas na categoria individual e 80 e tantas duplas.

Reunião familiar e de amigos para uma ultra de 52 km não é sempre que acontece, então tem que aproveitar, e claro que ano que vem estaremos todos lá de novo dominando a prova e a pousada.

Saímos de floripa depois do trabalho, passei em casa e carreguei a família e bagagem e fomos pra estrada, neblina e transito pesado fizeram a viagem levar mais de 3 horas, foi chegar, ajeitar, jantar e dormir.

A AndarIlha alinhou com 8 atletas mais um biker e a Ironmind com 4. Largamos às 7:35 e eu botei em prática a estratégia de sair rápido pra evitar congestionamento na primeira subida. Deu certo inclusive porque passamos na pinguela antes dela desabar e obrigar os demais atletas a passar pelo rio.

Segui junto do Alexandre até o primeiro PC no véu da noiva. Até lá foi a dureza de sempre do primeiro pedaço da prova, com o extra de ter atolado os pés em esterco de porco ao lado de um curral. Coisa mais nojenta está pra ser inventada. E fedorenta também, entrei na cachoeira mas não resolveu muito. No asfalto o Alexandre ligou o turbo e sumiu.

O Tiago me acompanhou uns metros pra passar o óculos e depois a Daiane passou de carro com a turminha toda, festa geral. Segui rampas acima correndo sempre que possível, já com umas dores no tendão do dedão esquerdo. Antes da largada, preocupado com os elásticos no lugar dos cadarços dos tênis, estrangulei o dedo de tanto apertar os primeiros laços, para que os dedos não esmagassem contra a parte da frente. Só que acabei esmagando o tendão de cima do dedo. Por esse problema estúpido tive que parar mais 4 vezes na prova, cheguei a tirar o tênis mas o tendão já estava magoado e aí foi aguentar o que dava.


Toquei pela região dos ventos furiosos e fechei a subida em 2h46min, tomei coca-cola, enchi a água e me mandei morro abaixo, depois de correr junto à Laís e abraçar o pequeno todo encapado de roupas pra fugir da ventania, pois frio mesmo não tinha muito não. Na descida a porca torceu o rabo, e o dedão doeu demais. Encontrei a turma toda subindo rápido, a Fabi vinha em 3o feminino, o Hélio logo atrás, aí a Cínthia escoltada pelo Aracajú, a Rosary e então o William, o Bravo. Ele correu com a panturrilha contraturada desde a cascata para que o Anastácio pudesse descer a parte dele. Homem de fibra.

O ritmo não ia bem, comecei a achar tudo complicado e dolorido demais, mas me obriguei a seguir sem parar até o PC no véu da noiva para reavaliar e comer um pouco, pois estava faminto só com GU e glicodry até ali. No PC comi bastante e uma fiscal passou gelol spray nas minhas pernas, que já doiam pra caramba. Afrouxei mais o tênis. A parada de 4 minutos, a comida e o gelol deram um fôlego e me mandei decidido a não quebrar no ponto de sempre, entre os km 35 e 38.

Este ano a prova foi acrescida de 2 km na largada, então durante todo o tempo as referencias de distância que eu tinha não batiam, foi uma confusão geral ver os kms e concluir que ainda faltavam 2 para aquela subida cruel, a descida infinita ou para o PC mesmo. Assim, acho que esqueci de quebrar, pois segui devagar e sempre nos campos de altitude e quando cheguei na Grande Descida não tinha andado nem vomitado ainda.

No plano final depois dos 44 km é que a coisa aperta mesmo, e foi um jogo mental continuar correndo. A vontade de andar é enorme. Eu combinava de andar dois km até beber, e tomar água ou gel era o prêmio, nessa hora andava uns 200 mts e seguia. Os últimos 8 km foram assim, um sacrifício danado pra virar na casa dos 6:00/km. Dentro da cidade aquele pórtico que não chega nunca apareceu e aí soquei a bota pra fechar bem, sem saber de onde tinha vindo o gás. Deu 5:30:02 total para os 53,4 km.

A turma deu um show. O William mesmo quebrado chegou em cima para o Anastácio fazer uma descida excelente. O Hélio fechou muito bem dentro do previsto. O Tiago fechou a descida da dupla mista conquistando o segundo lugar na categoria junto com a Fabi e a Cíntha estreou com louvor em terceiro lugar na categoria. O Alexandre estreou no desafrio com o excelente tempo de 5h20. A Rosary infelizmente não completou, gripada e estragada digestivamente falando foi heroicamente até o topo, mas o principal suplemento acabou e ela não pode descer. Parabéns pra todos nós !!!

Essa prova é de uma dureza estranha. Vai cada vez mais gente e quase ninguém desiste. O pessoal tá gostando mesmo de sofrer ;-).

Resultado:
5:30:02 - 54,4 km - 6:10/km
Categoria: 3/12
Geral: 26/165
Resultados oficiais aqui. Atividade do garminconnect abaixo, descobri que dá pra incorporar no blog:

Vídeo oficial !!

7 comentários:

  1. Simplesmente sensacional e empolgante.. Gostei demais do seu post... Usar o nome "desafrio", foi dez mesmo..... Apenas uma opinião: Acho que tbem aconteceu comigo... Só tem acesso ao link do garmim quem tem senha no site deles garmin. Portanto, acabo optando por colocar a figura resumo.... Abraçao....

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo sofrimento e pela familia junto. Animal.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael,

    Parabéns por mais essa conquista.
    Fico imaginando se um dia também terei pernas para correr dessa maneira...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Blz Pina, parabéns pelo 3º lugar na categoria, linda prova mesmo.
    Esse esquema do Garmim ficou show mesmo.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa, é muito legal os teus posts, porque tu detalhe bem, ele fica grande, mas bem singular.

    ResponderExcluir
  6. Puts, vou tentar ver esse negócio do garminconnect, descobri ontem essa técnica de imersão no blog, hehehe.

    Kiko... às vezes sai texto demais, neste até que foi pouco, hehehe.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. Grande Rafael!!!

    Show de bola a prova!!!!

    Abração

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)