segunda-feira, 8 de março de 2010

Chuva, tendão de aquiles e teste de esforço

Hoje fui fazer o teste de esforço na cardiosport. O ergoespirométrico, o ergométrico com os tubos para medir os gases da respiração e os eletrodos cardíacos. Cheguei lá e fiz o ecocardiograma, beleza, aí fui me trocar no vestiário. Quando saía, chegou um cara com muleta vindo da hidroterapia. Ele tinha rompido totalmente o tendão de aquiles. Fiquei apavorado com o que vi, uma cicatriz do calcanhar até metade da panturrilha. Jogou basquete, fez musculação e quando foi levantar do sofá, arrebentou.

O mais estranho é que ele disse que nunca teve sintomas, e normalmente é assim. Será ? Sei lá, só sei que fiquei impressionado com o estrago (estava há quatro semanas pós operado, e ainda não tocava o pé no chão). Estou com umas dorezinhas chatas no direito, mas quase embaixo do calcanhar. Gelo tem melhorado, vamos ver. Só espero que essa praga não volte.

Aí então voltamos ao teste. Como isso é desagradável. A máscara não deixava que eu abrisse a boca quase nada, aquele monte de fio que fica balançando e o medidor de pressão apertando o braço deixam tudo muito pouco natural. O protocolo começou andando e logo a rampa foi subindo, em menos de 2 min estava correndo moderado e aos 6 já estava com as pernas queimando. Durei até os 8 min com estímulos de mais 20 seg desde o 7 vindos do médico. Fechei antes de botar fogo na traquéia e quadríceps. O resultado melhorou o VO2Max em uns 4 pontos do melhor teste, há 3 anos. A máxima ficou 4 bpm abaixo da registrada na meia de blumenau e o limiar anaeróbio ficou bem no meio da Z4, o local dos treinos, resultado coerente. Legal. Mas não é coisa pra fazer toda hora. Ainda mais depois de um longo de bike no dia anterior.

Depois disso fui pra beira-mar bater papo com o Roberto e então saí pra trotar uns 10 km. Logo veio a chuva e a lama da obra perto do koxixos me emporcalhou todo. Passei pelo Aracajú de bike indo pro treino marcial e então fechei encharcado e de novo sem toalha. Mas dessa vez lembrei de pegar a lona no porta-malas, ao menos.

3 comentários:

  1. Rafael,
    não sei o que vc acha, mas das lesões que já tive, o que mais me ajudou foi:
    1o) alongamento
    2o) massagem
    3o) gelo

    Alongar é fundamental e massagear vai ajudar muito tb.
    Alongue até rasgar que vai melhorar com certeza, hehehehe....
    Eu comprei um livro na amazon yoga para atletas, vale a pena, tem altas posições de alongamento.

    ResponderExcluir
  2. Eu tb já vi cicatriz de operação do tendão de aquiles, é de impressionar mesmo!! Parece que aí em floripa um dia chove e outro!!!
    Rafael "Aquático" Pereira

    Grande abraço, até domingo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael,

    Nem fala em lesão, estou passando pela minha primeira.
    Vai quebrar todo o ritmo de treinamento.

    Abraço.

    Ferreira

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)