terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Uma estratégia para o Fodaxman EpicTri 226

Como muitos já sabem (quem não sabe pode ver aqui), acontecerá em janeiro a primeira edição do Fodaxman EpicTri 226, um triathlon com distâncias de ironman na serra catarinense. Altimetria certamente será o ingrediente chave deste evento, mas outros aspectos merecem atenção.

Assim, reuni algumas ideias e estratégias que acho válidas - para mim, no meu caso, especificamente eu mesmo, mas que podem servir para os demais atletas ;-).

Basicamente será um 'iron' bem mais demorado que o normal. Eu prevejo algo em torno de 4 horas a mais do que o melhor tempo, considerando o atleta treinado. Disso derivam diversas coisas.

Dado o ritmo mais lento, isso implica em necessidades aumentadas de alimentação e hidratação. Será mais tempo exposto ao esforço, que será amplificado pelo terreno da serra geral. Imagino levar comida e não apenas gel e carbo em pó como faço nas provas. Certamente teremos um consumo calórico bem maior que o normal devido a estes fatores, e a fome vai apertar. Quebrar por 'prego de fome' pode ser irreversível e comprometer a prova, mesmo para atletas bem treinados.

Como o fodaxman tem staff individual por atleta, justamente por não ter estrutura de apoio ou estradas fechadas, é importante trabalhar em conjunto com o staff toda a estratégia de acompanhamento, orientação e alimentação. É difícil imaginar o quanto consumimos de líquidos numa prova. Fiz um exercício de cabeça tentando calcular quanta água peguei da organização no ironman fortaleza e pode ter sido algo em torno de 15 litros. Claro que não bebi tudo, também usei para me resfriar. Isso também deve acontecer na serra, já que no verão podemos ter bastante calor por lá. E aí tem os gatorade e o líquido preto precioso dos esportes de endurance. Claro que tudo tem que ser mantido gelado dentro do carro de apoio.

Outra coisa é a insolação. Estaremos 1500 metros mais próximos do sol. Se isso é insignificante em termos de distância, não é em termos de cobertura atmosférica: o sol de montanha é FORTE. Portanto, reaplicar protetor solar, por mais ridículo que pareça numa prova, pode ser necessário.

O treino vai depender de cada um, mas no meu caso eu foquei em treinos longos de pedal em montanha, muita montanha. Corrida nem tanto devido à base de fortaleza, e a natação tenho tentado nadar no mar uma vez por semana. Provavelmente a natação será sem roupa de borracha devido à temperatura da água, então é bom levar isso em conta também.


Dessa vez em especial vou esquecer as transições e tentar recuperar minimamente entre as etapas e me alimentar especialmente bem. Um último detalhe técnico: acho que irei de meia de compressão em alguma etapa. Será muito tempo 'sobre as pernas' e certamente vai ajudar. A definir em função do calor.

Obviamente é um evento que busca superação pessoal e diversão. Por isso, a tônica deve ser curtir apesar do sofrimento :-). Haverá uma proximidade muito grande entre os atletas e staffs no início, mas talvez não depois, já que o percurso é 'só de ida'. O apoio mútuo é fundamental e staffs podem e devem estimular qualquer atleta que encontrem pelo caminho :-).

Reforço: como é um evento não balizado, é fundamental que todos tenham os percursos de GPS, tanto atletas nos seus garmins quanto staffs no celular ou GPS veicular. O ciclismo é todo em rodovias e o GPS do carro atende perfeitamente, porém na corrida são estradas rurais em vários trechos, é o track no garmin do atleta é fundamental. É importante treinar isso previsamente. Eu já estou fazendo isso em alguns treinos. E é sempre bom revisar o link do regulamento, que contém inúmeras dicas e está sendo constantemente atualizado.

Pra fechar, aqui estão os links do google maps para o staff no ciclismo, o track do garmin para o atleta na mesma etapa e o track para a corrida.

2 comentários:

  1. Que animal isso aí Pina. Certa vez imaginei uma prova na distancia Ironman saindo de Laguna (minha cidade) até o topo da Serra... e parte dela aconteceu. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Fábio !
      Cara, esse percurso ficou absolutamente perfeito (FODA) hahahaha. De laguna não sei a distância, mas seria legal também pra nadar no mar.

      Foi sensacional !

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)