quinta-feira, 28 de maio de 2015

É a jornada !

Foto do Saul, jurerê ao amanhecer
Então é isso, mais um Ironman batendo à porta. Estou muito feliz por tudo até aqui, mais uma vez. E como sempre, a jornada é o mais importante. Porque não tem como fazer tudo isso sem querer muito. Não há como.

A gente fantasia muito sobre o dia da prova, as pessoas se impressionam com as distâncias e a duração, sobre como é difícil. Mas na verdade o difícil mesmo são os treinos, que vão construindo o castelo um tijolinho por vez. E esse castelo quem define a altura somos nós. São os treinos que tem que ser desfrutados. É lá que evoluímos (embora às vezes a evolução seja escondida pela fadiga). E é lá que nos divertimos muito. É o caminho, não é a chegada.

O que me leva a história da escalada do Mont Blanc que fizemos em 2013. Uma das montanhas mais importantes que já escalei, e ficamos lá em cima por míseros 5 minutos. Se aquilo fosse a motivação toda, não teria sentido. Mas a viagem de duas semanas com os amigos, perambulando pelas montanhas dos Alpes, treinando, assistindo espetáculos um atrás do outro, passando frio, cansaço e nos divertindo, isso sim era o objetivo, que apenas foi coroado pelo cume. Que era importante mas não o mais importante.

Como disse o Roberto Lemos na palestra de preleção da prova desse ano: a força mental a gente constrói durante os treinos. Lá quando não tem ninguém pra aplaudir, à noite, com chuva, cachorro correndo atrás, motorista buzinando, ônibus jogando água em cima, derretendo de calor no sol, e atrasado sempre pro compromisso que vem depois do treino.

Se é assim, apesar de o dia da prova de ser importante e onde tudo tem que sair perfeito, a jornada é o mais relevante. É onde aprendemos absurdamente sobre nós mesmos e onde exercitamos a vontade.

O mais difícil nós já fizemos, que é alinhar na largada amanhã. Chegar não é o mais difícil, largar é. E isso todos que estiverem lá já terão conseguido. Porque não faltam motivos pra desistir de chegar até ali, tem que querer e é muito.

Eu não sou muito dado a ataques de auto piedade, mas houve um treino em específico nesses cinco meses em que pensei seriamente no porque estava fazendo aquilo. Uma segunda feira a noite, com chuva e vento sul, depois de um fim de semana de treinos muito longos. Um intervalado de 4x4 km bem ardido. Me abrigava num ponto de ônibus durante os dois minutos de descanso, mais pra fugir do vento, quando um ônibus veio e jogou vários baldes d'água suja em cima de mim, que estando sentado, fui completamente lavado na meleca.

Pra espantar o pensamento idiota foi só pensar que fui eu que pedi aquilo. Eu que quis. Foi o suficiente pensar que o objetivo valia a pena. E pensei que não queria estar em outro lugar. Porque eu estava ali treinando, tinha condições, saúde e disposição.

É isso, confiem no que vocês já fizeram. Façam o seu melhor no próximo domingo, nada a menos que isso interessa. Boa prova e boa sorte !!!

Nos vemos às 7:00 no mar de jurerê desse domingo 31 de maio.

7 comentários:

  1. "O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe pra gente é no meio da travessia" .

    Como é que a gente não pensa nessa frase lendo o seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Boa Pina.

    Boa prova pra ti caso não nos encontremos lá amanhã.

    Detona, sei que tu é capaz.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Espetacular..Rafa!!!!
    Parabéns pela longa jornada...

    ResponderExcluir
  4. A mais pura verdade. A jornada é bem mais legal e de aprendizado muito maior que a conquista final em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Competir é legal, mas como treinams bem mais, tem que gostar... :-)

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)