domingo, 22 de dezembro de 2013

A volta completa da lagoinha do leste

Uns 80 m acima do mar, à ilha moleques do sul aparece à direita na linha do horizonte.
A terra é redonda graças à GoPro !

De volta às raízes. Outro dia comentei numa foto da lagoinha do leste no facebook que foi lá que tudo começou. Comecei a acampar, escalar e correr por trilhas lá. E aí agora com o começo dos treinos pro Cruce, foi lá que fomos nos meter ontem.


Com chuva, no ponto mais alto da trilha

Saímos às oito e meia do pântano do sul, o Luciano, Anastácio, Gregório e eu. Começamos com chuva fina que ficou grossa e parou antes do mirante. Aí entramos na trilha secreta e corremos pela melhor parte do trajeto, um singletrack coberto de folhas e vegetação verde e molhada. Despencamos em direção ao costão e subimos o morro do pão de açúcar, ou bolinha para os íntimos. O nome vem da visão do dito cujo a partir da trilha oposta para a praia da armação.

Visual à partir do costão norte. A bolinha é o canto esquerdo do morro
Vista a partir da bolinha para a praia, a trilha para a armação é no lado oposto da praia

Ficamos apreciando a vista e descansando um pouco lá em cima e o sol arregaçou de vez. Descemos para o costão, um pouco de routefinding e achamos a entrada para a trilha que contornava o precipício. Faziam bons anos que eu não ia na trilha secreta. Chegamos na praia, corremos a praia e começamos a trilha pro matadeiro. Água na bica quase seca e depois num córrego, fez calor. Essa era a parte mais técnica do dia, pedras, raízes, buracos e galhos por todo lado. Muita pedra molhada e coberta de limo. E aí numa freada minha o Luciano foi desviar e capotou bonito. Levantou alucinado e saiu correndo que ninguém mais alcançava :-). Depois continuamos, encontramos uma galera gigante vindo na direção contrária e então saímos na armação, era só voltar pelo asfalto. Uma chuvinha veio de novo dar o ar da graça pouco antes de chegarmos nos carros.

Já no costão, tentando achar o acesso à trilha mais acima
Praia. Bem movimentada e lotada, como pode-se ver
Trilha para o matadeiro/armação
Primeira vista da praia da armação
Fechamos um mega treino num lugar espetacular e que pouca gente conhece. Deu uns 17 km e 3h30 total, faz as contas. Distâncias são relativas. I'm back to the trails !!! Que saudade ! Não é bem um treino específico para o Cruce, lá não vai ter tanto trecho técnico como ontem mas o treino valeu demais. Agora vou inventar umas coisas estranhas em urubici, fiquem ligados.

Apesar de tudo, o Anastácio não subiu a coroa (nunca fez isso, fiquei pasmo !) e o Luciano e o Gregório devem ter ido lá pela primeira vez sem pisar lá em cima no abacaxi de pedra. Vamos ter que voltar logo.

8 comentários:

  1. Já estou ansioso para a volta! Só as pernas que não tanto!!! Hehe

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Pina. Que imagens! Eu estou voltando aos poucos depois das férias. Na verdade na verdade treino sério mesmo só o ano que vem. Kkk
    Abração e boas festas!
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Milton ! Boas festas pra vc e recarrega as baterias !
      Uma forma é fazer isso, se meter em alguma atividade totalmente diferente. Semana que vem tem mais se quiseres ir hehehe.

      Excluir
  3. Essa trilha já está definida como a mais top, curta e casca grossa! A parte do singletrack coberto de folhas e vegetação verde passa uma sensação incrível, da vontade de ficar correndo ali um tempão. E falar o que daquele descampado com um monte de trilhas riscadas na grama e aquele paredão a esquerda?

    ps: vendo o video da queda, eu ainda não sei como fiz para cair naquela posição :P

    Cara, bora voltar la logo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehheeh, trilhinha ardida e não é de graça. Realmente, aquele lugar lá é indizível. Na próxima vamos subir reto de lá pra coroa.

      Mas cara, o video da queda ficou uma porcaria, te cortei inteiro. A gopro pra longe é show, mas a lente dela pra perto é estranha, não é a primeira vez que eu filmo de perto e corto um pedaço. Mas o pior mesmo foi não ter pego a queda hahahaha.

      Excluir
  4. Demais, Rafael.
    E as fotos... sensacionais!
    Ótimo final de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wilson !

      Ótimo 2014, que seja bem corrido no sentido literal :-).

      Excluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)