terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mais sobre Lance Armstrong


Escrevi um pequeno texto quando a notícia da nova investigação sobre o Lance Armstrong começou. A coisa que mais parecia estranha era que tudo parecia muito estranho na época, e ainda tenho algumas estranhezas a comentar. Como há muita discussão sobre isto especialmente nos grupos do facebook, isso aqui é pra levantar polêmica mesmo ;-).

Não defendo nem condeno, até porque não há divulgação de nada além de acusações e do fato estranho dele deixar de brigar. Isso também não importa nada pois ninguém fora ele e os investigadores sabem de detalhes. Mas gosto sim de ver o sujeito competir e de pensar que de vez em quando alguém se sobressai da média, alguém eleva o nível de um esporte, embora também às vezes isso seja fraude que acaba aparecendo. Se o Zatopek fosse vivo teria necessariamente que ser um dopado pra ser aquele ponto fora da curva que era ? Se a USADA quer limpar o esporte e fazer dele um exemplo, cadê a divulgação das provas ? Não das acusações, mas das provas. Porque não divulgar ?! E porque diabos punir retroativamente além do limite estabelecido e ainda por cima banir de esportes outros que não o que ele supostamente cometeu os atos ilícitos, 10, 20 anos depois ? Até aquela nadadora que virou quase um homem, que foi pega e reincidiu descaradamente, foi banida da natação e virou arremessadora de peso ou fisiculturist.

Mas o que me parece estranho atualmente é: em todos os anos que o LA dominou o TdF, nos cinco com a equipe da USPS, houveram vários atletas na própria equipe que poderiam assumir o posto de número um. Aquilo lá é uma empresa, com o cara que se acha capaz contratado como domestique tendo que ficar quieto e ajudar o líder a vencer. O próprio Tyler que escreveu o livro de agora, The Secret Race, era um destes e saiu pra tentar a sorte noutra equipe. As equipes rivais viam o desempenho absurdo do LA o tempo todo, investigavam, estudavam, filmavam e esmiuçavam tudo sobre o cara. Como é que nada de podre apareceu naquela época ? Também tinham todos culpa no cartório e não queriam jogar pedra nos outros tendo telhado de vidro ? Todos, 100 % de absolutamente todos eles ? Nenhum das centenas de testes serviu pra dar nem um positivozinho que fosse na contraprova ?

Não estamos falando de 20 ou 30 anos atrás, mas de 2005, 2006. E também de 2009, quando o sujeito voltou da aposentadoria pra ficar em terceiro lugar no Tour. Como é possível não ter aparecido uma foto ? Uma gravação de áudio, de gravadorzinho de fita mesmo ? Um vídeo ? Um email, uma receita médica ou comprovante de compra de material que provasse de forma clara as acusações de doping, conspiração, contrabando, suborno, etc ? Com tanta aberração rolando solta como Tyler Hamilton fala no livro, seria possível que um jornalista sequer não tenha conseguido nada, nadinha ? Ou conseguiram e nunca veio a tona, e porquê ? O livro do Tyler é estrondoso (só li a resenha), mas basicamente fala o oposto absoluto do livro do LA, 'cada segundo conta', lançado em 2005 ou 2006 (este eu li).

A França abriu um processo enorme contra o LA durante uns dois anos do auge dele no Tour e desistiu. Os jornalistas franceses que quase não gostam de um escândalo, que conseguem fotos de topless da princesa da Inglaterra, não teriam conseguido alguma coisinha pra estampar num tablóide ? Não seria muito difícil conseguir que uma camareira ou gerente de hotel, secretária de médico, motorista, etc, vazasse alguma coisa. Muito estranho.

Sobre as acusações da USADA, que levaram ao banimento preventivo. A evidência seria uma amostra de sangue de 2009 testada novamente, além de depoimentos de vários outros atletas, mas mantidos em sigilo. A amostra é que é curiosa: não entendo patavinas, mas pelo pouco que li o EPO não é detectado, mas sim o efeito dele, que basicamente é um aumento no hematócrito. O fato é que o hematócrito do LA sempre deu muito alto, mas muito alto mesmo, assim como o VO2Máx. Só que sempre era uma constante, não variava nada e continua no mesmo patamar elevado nesta amostra de 2009. E a acusação de agora é que isso é alto demais e não pode ser normal. Estranho, não ? Provavelmente é porque ele se dopava constantemente do mesmo jeito há vários e vários anos então, de forma sistemática, e continuou fazendo isso nos dois anos de aposentado para voltar em 2009.

Há um outro argumento que diz que o negócio do LA é desleal mesmo se todos se dopassem, porque ele tinha acesso à tecnologia de ponta, médicos super-especializados e muito dinheiro, portanto estaria em posição de vantagem frente aos demais dopados. Mas isto é lugar comum no esporte. Quem tem mais recursos tem acesso aos melhores médicos, fisioterapeutas, técnicas, dorme em câmera hipo-bárica, viaja de primeira classe e descansa mais. Portanto, argumento estranho. Se tá todo mundo podre, então tem que botar todo mundo no mesmo saco e anular os títulos e não retirar de um dopado e dar pra outro. Doping é trapaça e se todo mundo está dopado não é pra punir só o campeão, tem que cancelar tudo.

Estranho por estranho, ainda curto ver o cara competir e espero como todos que gostam do esporte, ver alguma sombra de fato concreto nisso tudo. Porque encardido e abusado o cara é, viram com que número ele fez questão de correr semi-pelado a prova do Superfrog que venceu neste final de semana ? Sete, claro !

4 comentários:

  1. Mesmo com todo esse escândalo do Lance, eu continuo apoiando-o e considerando-o um grande atleta e um grande exemplo a ser seguido.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Belo ponto de vista e uma bela análise.

    ResponderExcluir
  3. COncordo, belo texto.
    A USADA anunciou que se Lance colaborasse com a investigação, devolveria 5 dos seus 7 titulos. Absurdo, um réu confesso não sendo punido?
    Se Lance dispunha da mais alta tecnologia para se dopar, porque não fizaeram outros super campeões?
    O auento no Hematócrito pode ser causado por diversos fatores, como EPO, ou mesmo treino em altitudes e camaras hipobáricas, somente este arguento não seria justo condena-lo...
    Se os ciclistas que o denunciaram agora que são testemunhas não se manifestaram na época são cumplices e merecem punição também

    ResponderExcluir
  4. Então pessoal, assunto polêmico mesmo hein ? Sobre os denunciantes, acho que também estão sendo penalizados sim...

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)