segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Mountain da Bike e o GPS do Garmin

Subidinha
Tenho feitos bons treinos de mountainbike durante a semana, já se vão três com pedal nas terças e quintas. Eu achava que era impossível, mas foi só botar a natação de manhã cedo e pronto. Quem disse que não tem tempo aí mesmo ;-)  ?? Claro, sobrou a fome de leão o dia todo, mas pra isso tem jeito. Nos percursos, sempre coloco morros no caminho e o resultado tá bom, dá pra perceber que tá mais fácil subir na bike de TT também.

Só que semana passada fiquei cansado de asfalto, afinal MTB não é pra isso. Na terça-feira arrumei na pressa o link do garminconnect para um percurso que eu queria fazer. Era o tracklog da prova de julho do Rodrigo Cansian, na pedra branca e caminho do pagará.

Buenas, usei o GPS do Garmin, literalmente. Nunca tinha testado, mas é muito simples transferir um percurso pro dispositivo e depois seguir o caminho. Basta ir no garminconnect e selecionar a atividade, no caso, foi  a prova do Cansian. Aí usa-se a opção 'send to device'. Com o Ant+ conectado, basta ligar o garmin e esperar a transferência dos dados, que não é instantânea. Depois no relógio vá em trainning e então courses e escolha o percurso desejado, que terá o mesmo nome da atividade no garminconnect.

Assim que você seleciona o percuros ele começa a calcular algumas coisas e logo mostra uma tela dividida em uma 'bússola virtual' (não é bem isso, é uma seta que aponta pro caminho do percurso) e o tempo e distâncias para o fim do percurso. Se você ainda não estiver no percurso tudo bem, ele mostra a distância que falta até lá e o tempo estimado.

Neste caso vale uma observação: a distância é a reta entre a posição atual e qualquer ponto do perímetro do caminho do percurso. Uma vez no percurso o relógio avisa e daí em diante sempre apita no caso de você sair do caminho programado. Muito simples e funcional, consegui fazer um caminho totalmente desconhecido e relativamente complicado (estive lá a última vez a noite, há vários anos), sozinho e sem errar nada. Pra quem quiser conferir, aqui tá o pedal. E também é possível salvar qualquer atividade como percurso para seguir depois, é útil em caso de trilhas ou caminhos intrincados onde se deseje repetir exatamente o percurso anterior, e neste caso o anterior funciona como o virtual partner.

E claro, a Mountain. O percurso tem morrinhos muito pedaláveis, mas não são de graça. Somando isso ao fato de ser boa parte em estrada de terra, faz jus à MTB. Usando bem os equipamentos, assim é que é bom ;-).

5 comentários:

  1. Show Rafael...o meu garmin chegou faz pouco...digamos que estou utilizando teus post´s como uma manual do usuário avançado heheh

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Estou pensando muito em comprar uma MTB, nunca pensei que fosso gostar de mtb, mas tenho um pensamento firme ainda, faixa é para speed, mtb tem que andar onde as speeds não conseguem hahaha. Vlw pelas dicas.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. E aí galera !
    Bom, MTB é show, veja o último post ;-).

    Quanto ao garmin, descobri outra nova que logo posto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Esse pedal de MTB perto de casa é bom demais !!!
    Que MTB vc pegou?

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)