domingo, 18 de outubro de 2009

Triatlhon olímpico de Jaraguá do Sul 2009 - parque da Malvee

Terceiro triatlhon do ano, mas lembrou um pouquinho corrida de aventura. A prova aconteceu debaixo de chuva na distância quase-olímpica - 1500m, 43Km, 9km, dentro de um parque exuberante em jaraguá do sul.

Saí de Floripa às 9 horas e consegui perder o simpósio e a entrega dos kits, mas consegui contactar o Alexandre (não pega celular direito no parque). Cheguei as 12 horas, almoçamos (a Daiane, eu fiquei olhando) e fui preparar a bike e equipos. As 13:20 entreguei a bike com o Arthur montado em cima de capacete na cabeça. Alí troquei-o para a motoquinha dele e ajeitei tudo, queria fazer as transições rápidas.

Largamos com pequeno atraso devido a colocação dos cones para o ciclismo. Comecei forte e levando bastante pernadas nos braços. A natação era um circuito com 3 vértices, repetido duas vezes. Na largada deveríamos nadar rumo a uma curva no lago, só tinha duas boinhas amarelas pequeninas, então fui indo na esteira sem ver direito pra onde até o primeiro vértice, aí a coisa espalhou e melhorou. Ótimo nadar naquele lago e ver mata por todos os lados ao respirar.

Saí da água quando dei uma braçada na areia (água limpa mas escura), aí me mandei já tirando o neoprene. Quando vi o tempo estava em 27:50, devo ter saído com uns 27:30, muito bom pros meus padrões lerdos de ultimamente. Fiz uma transição-relâmpago, só terminei de arrancar as pernas da roupa de borracha, botei capacete e pulei na bike - dessa vez calcei e descalcei as sapatilhas em cima da bike :-)

Saí pra estrada depois de passar num areião preocupante na entrada do parque. O ciclismo foi feito em estradas praticamente planas em 7 voltas de 6 Km. Comecei empolgado e logo as pernas reclamaram, aí reduzi um pouco no começo da segunda volta, quando já fui ultrapassado pelo Roberto. Fui passando e sendo passado e lá pela terceira volta o Alexandre me passou. Mantive uma distância máxima de 50 metros tentando balizar o ritmo nele.

Em determinado momento vi alguém na minha roda, colado. Vi que a bike era vermelha mas não vi quem era. Depois de 1 volta levantei do clipe pra tomar gel e a ciclista me passou, mas aí grudou na roda do Alexandre que nem chiclete. Assim foi até o final, no vácuo - proibido nesta prova.

Entrei no parque junto com o Alexandre e mais um cara de Curitiba e pulei da bike já correndo. Na transição quase não achei minhas coisas, um tanso tinha jogado a roupa de borracha sobre minha sacola e colocado a bike no meu suporte. Quando achei, botei o tênis e me mandei, mas 50 metros adiante a fiscal me mandou botar o número. Tive que voltar lá e desenterrar o número debaixo da roupa invasora e saí correndo de novo, quando após uns 30 mts vi água e resolvi tomar gel. Quel gel ? Tinha tomado os do bolso da camiseta e deixei os outros na bike. Voltei de novo, catei o gel e me mandei já desesperado. Transição desastrada é pouco pra descrever isto, a Daiane que estava fora tentando fotografar não entendeu nada.


Comecei a correr com a FC muito alta, mas logo vinham morros então foi assim mesmo, mas quando bateu 180 eu reduzi antes de entijolar as pernas de vez. Aí foi tentar manter o que dava nas subidas, que não eram curtas, mas quando descia dava pra voar. Depois margeava o lago e retornava para a área de transição, para então repetir tudo de novo, e então de novo. Nas três voltas da corrida percebi que forcei mais na primeira, dei uma reduzida na segunda e melhorei na terceira, fechando uma média de uns 4:43/km. Corri sem meia (outro fato inédito) mas um dedo do pé esquerdo pagou o pato nas descidas, pois esfolou até ensanguentar a parte externa do tênis.

Cheguei em 2h36min aproximadamente. Logo chegou mais um monte de gente, teve um sprint bonito e então a menina do vácou passou pra completar a segunda volta. Tomou uma bronca do Alexandre lá de cima que a fez ficar mais vermelha do que já estava.

Não vi resultado oficial, pois fui embora logo em seguida já que o Arthur estava sem roupas limpas (todas estavam sujas de lama) e exausto. Bela prova muito bem organizada num lugar lindo e com corrida difícil. Ano que vem se tiver estarei lá de novo.

2 comentários:

  1. Power hein parceiro!!! Mandou bem!! Parabpens, um abração e fica na paz.... Sucesso e bom descanso pós prova!!
    Tuco – Rumo aos 42K
    Curitiba- PR
    http://tcprojetotriathlon.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)