sábado, 29 de março de 2008

AndarIlha no MountainDo 2008 - Costão do Santinho

Sexta-feira Santa, lá estávamos no Briefing do primeiro MountainDo Costão do Santinho. Depois de tanta indefinição, era um assombro Andarilhístico: quatro equipes, uma em cada categoria: Quarteto masculino, misto, feminino e uma dupla, todos dispostos a se esfolar em nome da equipe nos 70 Km de muita trilha e praia, respectivamente batizados de AndarIlha na Veia, AndarIlha Papa-Tudo, AndarIlha só Mulherada e AndarIlha Ultra Loucos !!

Eu e o Hélio nos metemos na dupla e voltamos de lá confabulando sobre a melhor estratégia para a corrida. Decidimos que seria correr trechos únicos intercalados. Minha preocupação era não conseguir descansar direito, pois haveriam alguns trechos curtos.

Sábado cedo, encontramos a turma toda lá no Santinho. Conhecemos o pessoal da AndarIlha Papa-tudo, o quarteto misto. Povo reunido, largamos com todas as equipes no primeiro horário, 8h20min.

O Hélio faria o primeiro trecho. Fiquei alongando, bebendo e aquecendo, pois o trecho seria curto e iniciaria explosivo com 3 km de dunas. Logo veio o primeiro colocado. Uns minutos depois o Ramiro, muito rápido. A primeira dupla passou e menos de 3 minutos depois o Hélio chegou. Saí rápido, subida e trilha de dunas. Muito fofo, mas corri rápido nos primeiros 15 min. Já na praia do moçambique visualizei a Débora da dupla e tentei chegar. Cheguei na trilha das aranhas, mas não me atreví a passar, pois já vinha na FC a 182 bpm. Fomos indo, tinha uns 4 ou 5 embolados, aí numa pequenina errada na trilha passei, mas outro cara me passou. Seguimos nesta formação até o final do percurso e quando me aproximei ouvi no microfone "lá vem a primeira dupla..." pensei: "Opa, sou eu ?!" Não, o cara logo disse segunda, e terceira... Tudo embolado em menos de 30 segundos.

Começou bem. O Ramiro havia passado também em segundo geral no final dos trechos 1-2. Foi-se o Hélio pra mais dunas e eu fui alongar e descansar. Esperamos o Dariva e as meninas, mas aí fiquei preocupado com o horário. Resolvemos passar na praia antes de ir para o moçambique e encontramos o Dariva. Tacamos água nele e o Tiago foi acompanhá-lo até a chegada, eu fiquei no carro na rampa de asfalto que vem da praia. Meio perdido em relação ao tempo, fiquei apreensivo e voltei de carro até a esquina, o Tiago pegou o volante e fomos embora. Quando vi, já tinham-se ido 40 min no trecho 3 e estávamos nos ingleses entalados no trânsito. Pânico no rio vermelho em fila indiana atrás de ônibus. Chegamos na transição 3 apenas 2 minutos antes do Hélio, que veio lá do Santinho até metade do Moçambique. Ufa.

Praia fofa afundando até metade do tornozelo, mas bom ritmo e ventinho pra refrescar. Cheguei na transição do projeto tamar na frente das duplas. O Hélio foi-se para a barra atacar o famigerado morro pra galheta, o William me levou até a mole e ficamos lá na sombra esperando, remendando os pés (já tinha bolhas no meu) e bebendo muito, mas muito mesmo.

Vieram os primeiros dos quartetos, uns raios de rápidos. Aí vieram duas duplas emboladas e logo o Hélio, briga boa. As duplas estavam fazendo trechos duplos. O Hélio pegava os elementos descansados no começo do trecho e mantinha a diferença mínima. Eu seguia descansado com os outros já baleados e tentava pegá-los.

Na subida do morro da galheta pra barra passei o cara da vento sul. Topei com o Tiago descendo voando e segui pro topo do morro. Esse negócio de gente indo e vindo ficou estranho, trilha estreita não propricia ultrapassagens, mas o povo era educado e sempre quem vinha subindo dava espaço pra quem descia rápido.


Até o tamar não consegui chegar perto da mega e na transição o Hélio se foi com a missão de não aumentar a diferença. Fui pro moçambique com o Queiróz. Passaram os primeiros quartetos da cimenbloc e logo a Papa-tudo. Descansei à sombra, vendo aquele marzão verde. Calor. Fiquei meio lerdo ao sentar, bateu cansaço. Torci pro Hélio demorar a chegar. Mas logo chegou um monte de gente e a dupla da mega. O Hélio chegou menos de 3 minutos depois, diminuiu 1 minuto a diferença.

Saí pro trecho de estrada no moçambique muito cansado. Aquela estrada estava forrada de areia fofinha, tentei forçar mas tive umas pontadas no estômago e segurei o ritmo. Gel, água no posto e mais trote. Aí ví lá longe gente. Vou pegar logo, achei. Só aproximei 30 min depois e quase quebrei. Comi mais um gel forçado, mais água. Muito calor, sol forte, disseram que deu 31 graus naquela tarde. Na praia passei a mega pouco antes da trilha e me acabei na subida, corri até com as mãos.

Lá pelo meio da trilha tropecei e meti o joelho numa pedra. Muito afoito, levantei rápido e escorreguei de novo, quase fui de cara noutra pedra. Passei um cara que me passou de volta e logo a Taty estava me falando alguma coisa, no último posto de fiscal. AndarIlha boa, quando não corre participa assim mesmo !! Não reconheci a cara dela, mas pela voz deveria ser a própria. Não sei o que ela disse, mas depois me disse que eu parecia um quadrúpede nas pedras. Praia ! Plano mas não por muito.

Tinha pedido pro Queiróz ficar na praia com água. Ele ficou, só que dentro dágua, não com água pra mim ! Aí cheguei na rampa negra, o Tiago apareceu e logo o Hélio... fechamos em 7:02:03, 1 minuto e pouco à frente, vencemos ! Finalmente ganhamos alguma coisa :-)

A papa-tudo tinha chegado há uns 10 minutos, logo veio o quarteto com o William fechando. Festa geral, ficamos pra esperar as meninas. A Fabi assumiu o trecho 6 desde a mole e emendou tudo até a chegada. Gulosa, parece eu no mountaindo 2006.

Fechamos tudo com chave de ouro no domingo, entupimos a mesa de troféu. Correram Fabi, Dariva, Queiróz, William, Tiago, Rafael, Hélio, meninas do quarteto e papa-tudo.


Parabéns pessoal ! Mais uma corrida inesquecível, obrigado pela companhia de todos. Até o clima ajudou, se caísse aquele dilúvio do meio dia de domingo no sábado, adeus corrida.

Um comentário:

Participe ! Deixe sua opinião, ou crie uma polêmica :-)